Suíça, CHF e Mercados

Estou tentando entender a reação inicial do mercado a decisão do SNB, o banco central da Suíça, de abandonar o piso do EUR/CHF. O USD está mais forte ao redor do mundo e há uma clara pressão nos ativos de risco, em especial, nas bolsas.

Eu entendo que o CHF é um “safe haven destination” em períodos de aversão a risco. Com o “floor” imposto pelo SNB, essa opção deixou de ser atrativa ou viável. Agora, liberando o câmbio novamente, a Suíça volta a se tornar um destino natural para fluxos “em fuga”. Isso talvez explica parte do movimento dos ativos de risco após a decisão surpreendente de hoje cedo.

Contudo, o SNB reduziu a taxa básica da economia para -0.75%, tornando está busca por segurança relativamente cara vis-à-vis o resto do mundo. Além disso, novas quedas na taxa de juros podem ser utilizadas no futuro pelo SNB.

Assim, o movimento do mercado me parece racional em um primeiro momento, mas talvez um pouco exagerada pela surpresa e pelo timing da decisão. Gostaria de sentir o price-action do mercado antes de ter conclusões mais concretas a respeito da medida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Um Risco de Cauda Positivo?