[UPDATED] Risk-Off. Risco Político nos EUA. Ruído pontual...

Quando parece que o cenário está perfeito para o bom desempenho dos ativos de risco, surge um novo risco, talvez inesperado e imponderável, no campo político dos EUA.

Como comentei neste fórum pela manhã, a falta de experiência de Trump em um cargo público, suas decisões e postura pouco usuais e, em muitas vezes, totalmente questionáveis, estão tornando a sua administração um tanto quanto difícil e polêmica.

O cenário para o crescimento global ainda me parece construtivo. O que precisamos acompanhar é quanto tempo levará este ruído político nos EUA, quanto isso atrapalhará a agenda reformista da nova administração e o impacto disso nas expectativas dos agentes econômicos. Este é o principal canal de impacto negativo para a economia e os mercados financeiros.

Hoje, por exemplo, o S&P500 está tendo sua maior queda desde setembro de 2016, liderada pelo setor de Financials (que neste momento cai próximo a 3,5%). Não há dúvida que o posicionamento técnico, e a perda de confiança dos investidores na agenda do Governo Trump, estão sendo os principais responsáveis por esta dinâmica.

Neste momento, o mercado apresenta um “price-action” (uma dinâmica) bastante ruim. Tendo a respeitar os sinais do mercado, especialmente em um tema que tenho pouco conhecimento. Com as informações que temos até o momento, vejo os problemas na administração dos EUA como pontuais, ruídos de curto-prazo. Meu viés é de aproveitar realizações como a de hoje para adicionar risco ao portfólio. Os próximos dias podem trazer este tipo de oportunidade.

Os ativos que mais me atraem, neste momento, são o tomado em juros nos EUA, especialmente se a Treasury 10 anos for abaixo de 2,2%; o mercado de juros e o de renda variável no Brasil. Tenho convicção menor no dólar no mundo e prefiro optar por postura mais tática. Ainda vejo o BRL em um “range” em torno de 3,0-3,2.

Lembrando o que escrevemos neste fórum esta manhã:

Os ativos de risco estão abrindo o dia com viés negativo e um claro movimento de “risk-off”. Na noite de ontem, a mídia dos EUA divulgou a informação de que a Trump teria pedido/exigido ao Diretor (agora demissionário) do FBI para encerrar as investigações em torno de um dos membros da nova administração do governo. A acusação se soma ao vazamento da notícia de que Trump teria dado informação confidencial de um aliado para uma comitiva da Rússia que esteve na Casa Branca na semana passada.

Nesta linha, os meios de comunicação ventilam que metade da população já quer o impeachment do atual presidente.

Por ora, vejo estes desdobramentos como ruídos de curto-prazo. As eleições no país foram extremamente apertadas, com uma vitória de Trump no Colégio Eleitoral mas uma derrota no Voto Popular. Assim, é natural que o país ainda esteja dividido em relação a atual administração. Além disso, Trump é uma figura extremamente polêmica, que ainda precisa aprender a governar um país.


O risco, na minha visão, seria os ruídos atuais afetarem as expectativas dos agentes econômicos e, consequentemente, as perspectivas de crescimento. Além disso, ainda existe o risco de um Congresso dividido impedir, ou prejudicar, a agenda reformista do atual governo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?