Update.

No tocante aos mercados financeiros globais, destaque para mais um dia de forte queda no preço do petróleo, que voltou ao patamar de $48, após queda de quase 3% nesta quarta-feira. Na China, o PBoC promoveu mais um short squeeze no CNY. Após forte elevação das taxas de juros de mercado e de curto-prazo, a moeda do país apreciou cerca de 1%, movimento extremamente relevante para a volatilidade diária histórica da moeda.

No Brasil, o dia foi de forte queda da bolsa, apreciação do BRL e bom desempenho  do mercado de juros. Está se tornando cada vez mais difícil de tentar explicar os movimentos diários dos ativos locais. Fluxos pontuais e a posição técnica do mercado estão imperando na atual conjuntura.

No tocante ao cenário econômico, a taxa de desemprego de abril apresentou o primeiro recuo em cerca de 3 anos. A despeito da modesta recuperação, os sinais ainda são de um mercado de trabalho extremamente fraco e sem sinais consistentes de recuperação. Segundo nossa área econômica:

>> A taxa de desemprego veio abaixo do esperado (13,6% vs. BBG: 13,8%), mas ficou estável em 13,2% após ajuste sazonal. A população ocupada caiu ligeiramente no mês, enquanto a taxa de participação caiu (de 61,58% para 61,55%) – após ajuste sazonal. Isso contribuiu para manter a taxa de desemprego dessaz estável. Na margem, os reajustes nominais têm sido mais fracos (dessaz). Em 12 meses, a massa salarial real e o rendimento real tem crescido em patamar relativamente saudável. Boa parte disso se deve a rápida desaceleração do IPCA em 12 meses. A expectativa de lenta e gradual recuperação da economia brasileira (caso não tenha um forte headwind advindo da incerteza política) deve manter a taxa de desemprego em níveis bastante elevados nos próximos meses. Esperamos elevação adicional da taxa de desemprego dessaz nos próximos meses.


Nos EUA, o Chicago PMI saiu de 58,3 para 59,4 pontos, acima das expectativas de 57,0. O número é condizente com uma recuperação do crescimento neste segundo trimestre do ano. O Beige Book – análise qualitativa divulgada pelo Fed – mostrou um mercado de trabalho extremamente robusto, compatível com a minha visão de hiato do produto fechado e pleno emprego.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?