Brasil: Solução via TSE ganha força.

Na noite de ontem a Moody´s reduziu o rating da China em um grau. A medida teve pouco impacto sobre o preço dos ativos. Segundo o Citibank:
Moody’s downgraded China’s sovereign credit rating, but outlook was changed from negative to stable — The rating is downgraded by one notch from Aa3 to A1 today, a first since 1989, on China’s rising debt problem and slowing economic growth. The rating agency was concerned over the lack of progress in China’s SOE and financial system, rising economy-wide debt levels and large contingent liabilities associated with various levels of the government. However, the short-term outlook has been changed from negative to stable, as the risks are balanced at the A1 rating level.
No Brasil, os jornais de hoje estão dando força a tese de que a cassação da Chapa Dilma-Temer no TSE poderá ser a saída mais honrosa para Temer, além de ser um processo que poderá ser relativamente rápido e pouco traumático ao país. Assim, nos bastidores de Brasília, já começaram as articulações para possíveis nomes para uma eleição indireta.

De acordo com a mídia esta manhã, os nomes mais cotados seriam o de Rodrigo Maia, Nelson Jobim e Tasso Jereissati. Meirelles e Carmen Lucia também são citados, mas são nomes que apresentam pontos contrários maiores do que os demais.

Como tenho insistido neste fórum, vejo uma solução rápida como positiva (ou menos catastrófica) e indispensável para o bom andamento do país. O Congresso dar sinais de que não pretende eleger um aventureiro, mas sim uma pessoa de consenso, bom senso e reformista é um caminho que deveria ser aplaudido pelos mercados locais. De novo, não acho que a crise esteja estancada. Ainda precisamos de conclusões concretas para ela. As reformas ainda estão em perigo e o novo presidente precisará de uma habilidade impar para recompor a base aliada. De qualquer maneira, o cenário que começa a tomar forma é muito menos traumático do que aquele que surgiu na semana passada.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?