All Bets Are Off. Stay Close To Home.

No final da tarde de ontem, o jornal O Globo divulgou em sua página da internet o que seria o vazamento da delação premiada (totalmente inesperada e fora do radar) de um dos maiores grupos empresariais do país. Além das relação nada republicanas com centenas de políticos, a delação, segundo a reportagem, apresentará uma gravação em que o atual Presidente Michel Temer compactua com um possível favorecimento ao ex Deputado e agora réu e preso pela Lava-Jato Eduardo Cunha.

As alegações são gravíssimas. Segundo a mídia de hoje pela manhã, para aliados, Temer não nega o encontro e nem mesmo sua postura em relação ao tema. O Planalto divulgou uma nota em que confirma a reunião mas repudia a postura de Temer.

O clima político esquentou e a situação de Temer ficou extremamente delicada. A agenda de reformas econômicas deverá ficar em segundo plano. A Reforma da Previdência deverá sair da pauta “a perder de vista”.    

Pela reação da mídia e pelos sinais da base aliada, a situação do Governo é de insustentabilidade. Segundo a constituição, no caso de vacância do presidente, o presidente da Câmara do Deputados assume o cargo por um período curto de tempo, para convocação de eleições indiretas. Neste cenário, o Congresso quem elege o presidente, mas qualquer brasileiro poderá ser candidato. Como Rodrigo Maia também é investigado pela Operação Lava-Jato, existe uma zona cinzenta em torno da possibilidade de assumir, mesmo que temporariamente o cargo. O melhor cenário seria um processo rápido e a eleição de um nome de consenso, aliado com as reformas em curso. A realidade, contudo, deverá ser muito mais dura, envolta com incertezas e volatilidade.

Com este quadro de extrema incerteza, o mais improvável e inesperado dos riscos se concretiza no país, tornando o cenário um tanto quanto incerto. Minha visão construtiva precisa ser reavaliada. Por ora, o melhor a ser feito e esperar um maior claridade em torno do cenário político e/ou preços de mercado atrativos a ponto de justificar posições relevantes.

All Bets Are Off. Stay Close To Home.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?