Cenário de incerteza permanece, mas agenda legislativa avança.

Neste momento, os futuros das bolsas dos EUA atingem o maior patamar da história (pegando o S&P500 como parâmetro). As Taxas de Juros no país apresentam leve fechamento de taxas, enquanto o dólar opera sem tendência definida e as commodities, em geral, apresentam leve movimento de queda.
Na agenda do dia, destaque para o Jobless Claims nos EUA.
No Brasil, os jornais de hoje afirmam que FHC e Nelson Jobim já sinalizaram que não tem interesse em suceder Temer no caso de uma vacância do cargo de Presidente.
A Folha de São Paulo afirma que FHC, Lula e Sarney estão na linha de frente das articulações para buscar uma saída viável a esta crise política, com o menor custo possível ao país.
A mesma Folha afirma que o clima no TSE é pela cassação da Chapa Dilma-Temer, um cenário que vem se desenhando nos últimos dias e vem sendo incessantemente comentado neste fórum.
No Congresso, a despeito da baderna promovida pela oposição ao longo do dia, a pauta legislativa avança, “aos trancos e barrancos”, porém na direção necessária. No final da noite de ontem a Câmara aprovou 6 MPs, após a oposição abandonar o plenário em um movimento de crítica ao fato do Planalto ter pedido o apoio do exército para controlar a baderna em Brasília.
De maneira geral, acordamos hoje com o mesmo cenário de ontem. Parece-me haver uma solução para esta crise que não seja necessariamente catastrófica para o país. Esta solução passa pela saída de Temer, por eleições indiretas e pela eleição de um presidente de consenso, de bom senso e com caráter reformista. Infelizmente, até o presente momento, este nome ainda não apareceu de forma clara para a sociedade e para o Congresso, já que todos os nomes que estão sendo ventilados estão, aos poucos, sendo descartados, ou apresentando características que podem se tornar problemas no futuro. Mesmo em um ambiente de extrema incerteza, fragilidade do governo e baderna, a pauta legislativa avança, o que mostra que ainda existe a conscientização pela maioria dos parlamentares da necessidade de manter o país nos trilhos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?