Goldilocks? You better hedge the inflation risk...

O destaque do dia ficou por conta da divulgação dos dados de emprego de abril nos EUA. Os números mostraram uma criação robusta de empregos (211 mil vagas), mais uma inesperada queda na Taxa de Desemprego (de 4,5% para 4,4%) e uma alta esperada no Average Hourly Earnings (de 0,3% MoM, mas após revisão baixistasdo mês anterior).

Os números confirmam uma economia ainda bastante saudável, com um mercado de trabalho no pleno emprego e um hiato do produto praticamente fechado, dentro do que tenho descrito neste fórum já há algum tempo.

A leitura é de que os números devem ser vistos (ou já foram vistos) como “Goldilocks”, já que mostram um crescimento robusto, um mercado de trabalho sólido. As pressões inflacionárias são crescentes, porém ainda não excessivas. Assim, o Fed poderá dar continuidade ao seu processo de normalização monetária, porém de forma gradual e bem comunicada. Este cenário poderá ser revertido quando (e se) a inflação começar a dar sinais mais preocupantes de alta rápida e acentuada.

No atual estágio do ciclo econômico dos EUA, com a taxa de desemprego em 4,4% existe um risco crescente da inflação começar a dar sinais mais claros de aceleração. Este é um risco que precisa ser monitorado e devidamente “hedgeado” nos portfólios. A dinâmica dos ativos de risco, entretanto, tem mostrado que o mercado irá ser reativo a este cenário, e não proativo, ou seja, enquanto o crescimento estiver sólido, mas a inflação controlada, o Fed deverá manter postura gradual e, assim, manter as condições financeiras frouxas, desenvolvendo um pano de fundo positivo para os ativos de risco em geral.


Os ativos no Brasil voltaram a seguir a dinâmica externa, na ausência de novidades relevantes e concretas no cenário. Deveremos conviver ainda com um período de incerteza em relação a Reforma da Previdência. Continuo confiante na aprovação, mas realista com o impacto de uma potencial derrota do governo. Nos últimos dias, vimos um esforço redobrado do governo, e do próprio presidente, na condução da comunicação da Reforma junto a base aliada e a população. Resta esperar para saber se terá impacto positivo nos próximos dias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?