Brasil: governo tentará votar Previdência até o final deste mês.

Os ativos de risco estão operando ainda com um viés construtivo, sustentados pelo pano de fundo de “Goldilocks” descrito neste fórum na sexta-feira passada. Ontem, vimos o VIX – índice de volatilidade da bolsa dos EUA – atingir (e fechar) no menos patamar desde 1993. A volatilidade de outros ativos também sofreu forte pressão ao longo do dia, como foi o caso da vol implícita do BRL, por exemplo.

Hoje pela manhã, estamos vendo novos sinais de estabilização das commodities, mas a dinâmica ainda se mostra frágil e demanda cautela. As taxas de juros nos EUA voltaram a abrir, com a Treasury de 10 anos testando novamente o patamar de 2,4%. O movimento me parece fazer todo sentido frente a um mercado de trabalho robusto, próximo ao pleno emprego e com o hiato do produto da economia praticamente fechado. Neste ambiente, o dólar voltou a apresentar alta.

No Brasil, a pesquisa Focus divulgada na manhã de ontem pelo BCB trouxe poucas novidades. As expectativas de inflação permanecem ancoradas. O que chamou a atenção, contudo, foi a alta das expectativas para 2018, que subiram 9bps. Ainda é cedo para tirar conclusões maiores em torno deste movimento. Será importante monitorar este vetor nas próximas semanas.

O jornal O Globo de hoje afirma que o governo está traçando uma estratégia para votar a Reforma da Previdência até o final deste mês. Além disso, o Valor econômico afirma que o governo aposta na rejeição de todos os destaques da Reforma da Comissão Especial.


Enquanto isso, o governo continua trabalhando intensamente, junto a sua base, para conquistar votos favoráveis a Reforma. Concomitantemente a este movimento, deu-se início a uma campanha publicitária mais agressiva para mostrar a necessidade de aprovação da manteria e a importância deste avanço para o país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?