Brasil e Grécia, cenários piores

A situação econômica e política no Brasil segue, na minha visão, em uma clara tendência de deterioração. Vejo a situação hoje como pior do que a cerca de 2 semanas atrás (vide abaixo). Assim, acredito que a melhora dos ativos locais (BRL e bolsa) observada nos últimos dias seja pontual, puxada por fluxos específicos, devido a um cenário externo mais ameno no curto-prazo.

Na Grécia não há nenhum sinal de avanço nas negociações entre o país e seus credores. O mercado parece estar adotando uma postura de que a situação ficou tão negativa que uma solução deve ser encontrada em breve. O Summit convocado para a segunda-feira será o próximo grande evento para definir a situação do país. Contudo, com os resgates dos bancos locais atingindo o patamar de EUR$2b apenas nesta sexta-feira, poderemos ter controle de capitais em breve. Acredito que um default efetivo terá desenvolvimentos negativos para os mercados. Entendo que existem instrumentos para evitar um contágio maior (OMT, QE) mas a incerteza que um evento que nunca ocorreu na região traz ao cenário já deveria, por si só, trazer volatilidade, e alguma reação negativa dos ativos de risco, mesmo que pontual e localizada.

Continuo sem ver grandes assimetrias no mercado. Acredito que a alocação a risco neste momento deva ser baixa. Gosto de adicionar assimetrias para um potencial default da Grécia (equity puts, USD calls), mas com perdas limitadas e de tamanho contido. Ainda acredito no fortalecimento estrutural do dólar, mas com o DXY abaixo de 95 a posição tem que ser tática, menor e com stop mais curto. O mesmo vale para eventuais posições aplicadas na parte longa da curva de juros de Brasil.

Brasil - O IBC-Br apresentou queda de 0,84% em abril, com queda de 3,13% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados recentes de atividade elevam substancialmente a probabilidade de um PIB menor do que -2% este ano, como nossa área econômica já vinha apontando a cerca de um mês. Para piorar a situação, em uma nova fase da Operação Lava-Jato, os principais executivos de dois dos maiores conglomerados empresariais do país foram presos. A nova fase deve apertar ainda mais as condições financeiras locais, através de crédito mais caro e escasso. A capacidade de investir do setor corporativo fica ainda mais fragilizada, e o novo plano de concessões divulgado há algumas semanas ganha um grande ponto de interrogação.

O CAGED apresentou uma queda de 115 mil vagas de trabalho em maio, abaixo das expectativas de -65 mil. O mercado de trabalho vem se deteriorando progressivamente o que, em algum momento, deveria ajudar o BCB no combate a inflação.

No campo inflacionário, o IPCA-15 apresentou alta de 0,99% em junho, muito acima das expectativas do mercado. A possibilidade de uma inflação fechada este ano próxima a dois dígitos vai ganhando corpo a cada novo dia que passa. A análise qualitativa do indicador foi negativa, com núcleos e difusão elevados.

No caso do BRL, o patamar abaixo de 3,05 já me parece atrativo para adicionar, de forma parcimoniosa, posições compradas em dólar. Por hora, o mercado respeitou tecnicamente o nível de 3,05, o que dá confiança a posição, mesmo que com uma postura um pouco mais tática. Entendo que o curto-prazo possa continuar desafiador para esta posição (fluxo positivo, juros mais altos, cenário externo e etc), mas ainda acredito no fortalecimento estrutural do dólar no mundo. No Brasil, acredito que a depreciação cambial é parte do processo de ajuste econômico, com o BCB mostrando que será oportunista na rolagem dos swaps cambiais, de acordo com os fluxos que venham a aparecer no mercado.


No mercado local de juros, não estou gostando da dinâmica do mercado. O mercado precifica altas de 50bps+30bps+15bps nas próximas reuniões do Copom, com a curva extremamente invertida (jan21/Jan17 a -140bps). O BCB parece estar em uma agenda que visar impedir o mercado de embutir uma sequência de quedas de juros quando este ciclo de alta vier a ser encerrado, mostrando comprometimento em trazer a inflação e suas expectativas para o centro da meta. O cenário ainda se mostra desafiador para esta classe de ativo. Os sinais de crescimento econômico local são a cada dia piores, mas a inflação se mostra preocupantemente alta e resistente, com o BCB dando sinais claros de que pretende continuar combatendo as expectativas de inflação. As posições nesta classe de ativo devem ser táticas, pequenas e com stop curto. Não vejo um cenário de inversão de tendência de alta de taxas no curto-prazo. Hoje ainda é difícil prever onde o BCB irá encerrar o ciclo de alta de juros, em um ambiente de piora no cenário de inflação, fiscal e político.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?