Europa em foco

A noite foi de relativa tranquilidade, já que não há novos desenvolvimentos na Europa. Hoje pela manhã, começamos a observar alguns sinais de diferenciação dos ativos de risco. A bolsa da China apresentou alta de 5%, revertendo parte das perdas verificadas desde a semana passada, Os mercados no pais estão seguindo uma dinâmica própria e volátil, o que não vem afetando os demais ativos de risco ao redor do mundo. O dólar dá sinais mais consistentes de sustentação hoje cedo, em um ambiente em que as bolsas da Europa apresentam mais uma rodada de queda, mas com uma recuperação das bolsas norte americanas.

A agenda do dia será agitada, com os números fiscais fechados de maio no Brasil e, nos EUA, destaque para o S&P/CaseShiler House Prices, Chicago PMI e Consumer Confidence.

Europa – É inegável que a situação na Grécia irá continuar dominando as atenções do mercado nos próximos dias. Contudo, a agenda econômica de hoje merece alguma atenção. Na Alemanha, em maio, as vendas no varejo apresentaram alta de 0,5% MoM, acima das expectativas de estabilidade. A taxa de desemprego no oapis, em junho, ficou estável em 6,4%, dentro das expectativas do mercado. Na França, o Consumer Spending de maio subiu 0,1% MoM, acima das expectativas de -0,2% MoM em maio. Na Área do Euro, a taxa de desemprego de maio ficou estável e dentro das expectativas, em 11,1% em maio, enquanto a primeira prévia do CPI de junho caiu de 0,3% YoY para 0,2% YoY, como era esperado pelo mercado.


Podemos afirmar que, exceto pela crise na Grécia, o cenário econômico para a Europa se desenvolvia de maneira bastante saudável, com um crescimento sólido e uma inflação contida. Com este pano de fundo, o ECB poderia manter sua política monetária extremamente agressiva, dando suporte a economia da região. Agora, com os problemas na Grécia se mostrando mais graves, as condições financeiras na região apresentaram relevante aperto. É natural que este cenário venha a afetar o crescimento da região, via o canal de expectativas, principalmente, mas também através de um menor efeito riqueza/renda, com bolsas em queda e taxas de juros mais altas na periferia da região. Se isto for verdade, podemos esperar algum tipo de reação por parte do ECB.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?