Turquia: Eleições em Foco

O destaque do final de semana ficou por conta das eleições na Turquia. O principal partido político do país, que já estava no poder há anos, acabou perdendo a maioria no Parlamento. Se, por um lado, o resultado era de certa forma esperado, já que as últimas pesquisas mostravam um cenário nesta direção, por outro lado, um Parlamento dividido irá requerer uma coalizão política para que o país seja administrado de maneira decente de agora em diante. Assim, temos agora um ambiente de maior incerteza local. A TRY deprecia cerca de 5% esta manhã, com a bolsa do país apresentando queda de 6%. Por hora, não há sinais de contágio da piora dos ativos turcos para outros ativos de risco.

Na agenda do dia, teremos o Labor Market Condition Index nos EUA. No Brasil, destaque para o IPC-S e para os números da ANFAVEA.

Brasil – O final de semana foi de poucas novidades. Destaque apenas para mais algumas informações, ventiladas na mídia, em torno do Plano de Concessões que o governo pretende anunciar em breve. Ao que tudo indica, passado a fase inicial do ajuste das contas públicas, a equipe econômica está buscando uma “agenda positiva” com o intuito de tentar trazer algum pilar de sustentação ao crescimento ainda em algum momento deste ou do próximo ano. O Plano de Concessões sera um importante balizador nesta direção.

China – Em maio, as Exportações saíram de -6,4% YoY para -2,5% YoY, acima das expectativas do mercado. As Importações, contudo, caíram de -16,2% YoY para -17,6% YoY, abaixo das expectativas do mercado. Os sinais de crescimento do país ainda são negativos, sem que haja qualquer tipo de estabilização mais clara na demanda interna. Neste ambiente, é razoável supor que o policy maker chinês mantenha uma postura proativa e agressiva na condução de uma política monetária mais expansionista o que, por hora, vem dando suporte a um movimento progressivo de alta nas bolsas do país.

Grécia – Não há sinais de avanços concretos nas negociações entre o país e seus credores. O jogo político de negociações e informações desencontradas continua. Parece existir disposição política para que uma solução intermediária seja encontrada mas, ao que tudo indica, um acordo só será selado, nos últimos instantes necessários antes que um “evento de cauda” venha a ocorrer. Neste ambiente, crescem os riscos de um erro político nas negociações, o que deve manter os mercados mais sensíveis a qualquer notícia em torno do tema.

Europa – Na Alemanha, em abril, a produção industrial apresentou alta de 0,9% MoM, com as Exportações subindo 1,9% MoM e as Importações caindo 1,3% MoM. Os dados divulgados hoje mostram uma economia saudável, com o crescimento se recuperando de um final de primeiro trimestre um pouco mais brando. A recuperação da economia europeia, a despeito dos ruídos provenientes da Grécia, segue intacta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?