Grécia = "Risk-Off"

Sem uma solução concreta para a saga grega, e com rumores de que um plano de contingência está sendo preparado pela Europa para um eventual default do país, estamos observando um movimento global de “risk-off”, liderado pela queda nas bolsas da Europa e pela abertura de taxas de juros dos papéis soberanos na Grécia.

Nos EUA, o PPI mostrou um cenário de leve aceleração da inflação, mas ainda incapaz de alterar significativamente o cenário de inflação branda no país. O Michigan Confidence saiu de 90,7 para 94,6 pontos em junho, acima das expectativas de 91,2. Os números recentes de emprego, atividade e confiança dão força a visão de recuperação da atividade econômica no país.

No Brasil, estamos diante de mais um forte movimento de inversão da curva de juros, com o Jan21/jan17 atingindo o patamar de -120bps. Acredito que o movimento faça sentido e pode continuar no curto-prazo, a despeito de realizações pontuais. Ainda vejo uma tendência de fortalecimento do USD, com o patamar de 3,05-3,10 sendo um nível de elevação da alocação comprada no USDBRL. Entendo que os fluxos de curto-prazo podem manter o câmbio bem comportado no curto-prazo, mas acredito que este será um movimento pontual.

Como cometei hoje cedo,

Ainda vejo um acordo intermediário como o mais provável na Grécia, mas o risco da ausência de um acordo cresceu exponencialmente nas últimas 48 horas. Assim, os ativos de risco devem ficar ainda mais sensíveis a este tema e a busca por hedges parece ser prudente para aqueles que ainda detêm exposição a risco na ponta positiva do mercado.


Em relação aos demais mercados, ainda vejo o retorno da tendência de fortalecimento do USD no mundo como o mais provável. Pegando o DXY como parâmetro, acredito que o patamar de 95 tenha sido um piso de curto-prazo e o mercado deveria buscar, novamente, o nível de 100. Em um ambiente de incerteza na Europa, abertura de taxa de juros nos países desenvolvidos e menor crescimento estrutural da Grécia, as moedas dos países emergentes deveriam manter uma tendência de depreciação. Entendo que este processo não seja linear, e nem manterá o mesmo ritmo acentuado do passado recente, e momento de acomodação, como o verificado ontem, irão acontecer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?