Brasil: Nova derrota do governo.

A Grécia anunciou agora a pouco que entregou uma nova proposta a seus credores para que evoluam no processo de liberação de mais uma tranche do pacote de ajuda financeira ao país. Ao que tudo indica, neste momento, “a bola está do lado” dos credores. Ao que tudo indica, parece haver disposição política para que um acordo seja efetuado, mas as próximas horas reservam fortes emoções aos mercados. Ainda acredito que um acordo seja a estratégia mais favorável a ambos os lados e ainda trabalho com este cenário base. Contudo, não podemos descartar um “evento de cauda” caso as negociações não avancem.

Na agenda do dia, teremos os dados de emprego no Brasil. Nos EUA, destaque para o Personal Income & Spending, Core PCE, Jobless Claims e Markit Services PMI.

No Brasil, o Governo sofreu mais uma enorme derrota ontem no Congresso, com a Câmara aprovando a extensão da regra de reajuste do salário mínimo para os aposentados até 2019. Segundo o Ministro da Previdência, a aprovação desta medida irá incorrer em gastos de R$9bi ao ano ao país. A medida ainda precisa de aprovação do Senado e da sanção da presidente. De qualquer maneira, a postura da Câmara mostra um quadro político ainda muito instável e uma situação extremamente delicada do governo diante de uma base aliada rachada.


Tenho insistido neste fórum que a situação econômica e política do país vêm sofrendo uma deterioração progressiva nas últimas duas semanas, mas devido a um cenário externo mais favorável (sazonalidade positiva, juros mais estáveis no mundo desenvolvido, dados mais positivos de crescimento global, etc), os fluxos têm acabado por favorecer os ativos locais. Continuo acreditando que este movimento positivo dos ativos brasileiros é apenas pontual e localizado. Vejo os fundamentos ruins como preponderantes no longo-prazo. Ainda acredito que a melhor maneira para se posicionar nesta direção seja via a compra de USDBRL. A queda recente das vols implícitas no mercado de opção pode ser uma oportunidade de se alocar risco via estruturas altistas de dólar. As posições no mercado de juros devem ser táticas, pequenas e com stops curtos, devido a pouco visibilidade para a política monetária e fiscal. Na bolsa, parece prudente a busca por downsides via estruturas de opção.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?