Grécia em Foco

O final de semana começou com desenvolvimentos importantes para o cenário econômico global e para o cenário político local. Vamos aos fatos:

Grécia – A situação segue delicada e indefinida. O ECB manteve a ELA (linha emergencial para os bancos) ativa, mas não elevou seu montante. Assim, deve ser difícil sustentar a abertura dos bancos nesta segunda-feira, já que os saques durante o final de semana foram expressivos e os bancos locais não terão liquidez para horar uma nova rodada de resgates. O parlamento grego aprovou o referendo para o dia 5 de julho, mas a União Europeia, aparentemente, retirou sua proposta de acordo após a decisão unilateral de Tsipras em convocar o referendo. Neste ambiente, o cenário se torna nebuloso. O que será votado no referendo se não há mais proposta em jogo? Um acordo ainda pode ser atingido, mas parece cada vez mais remoto. A probabilidade de default segue elevadíssima.

O Primeiro Ministro grego convocou um referendo, para o dia 5 de julho, com intuito de aprovar (ou não) um acordo entre o país e seus credores. Do lado dos credores, o anuncio foi de que não houve um acordo nas negociações. Neste exato momento, ainda existe uma enorme incerteza no cenário. Qual será a pergunta feita no referendo? Qual o tipo de propaganda por parte do governo será feita em torno do evento, a favor do acordo, ou contrária à aprovação? O país será capaz de não impor controle de capitais na segunda-feira? As evidências anedóticas mostram filas imensas nos ATMs do país desde sexta-feira a noite.

De todo maneira, a incerteza trazida por este evento deve trazer volatilidade e pressão sobre os ativos de risco. A probabilidade de um default se elevou consideravelmente. Espero que os mercados reabram no domingo a noite sobre forte pressão, na ausência de algum avanço nas próximas horas.

China – A noticia positiva do final de semana ficou por conta do corte nos juros e no compulsório para alguns bancos na China, após uma semana de forte pressão sobre as bolsas do país. A medida era em parte esperada. A notícia é positiva, pois retira o risco que o mercado via do PBoC mudar sua postura expansionista após os primeiros sinais de acomodação do crescimento. Contudo, como era em parte esperada, e de montante pouco relevante, não deve ter impacto expressivo para os mercados globais, especialmente em um ambiente em que a Grécia deve dominar a dinâmica dos ativos de risco.

Oriente Médio – Uma onda de atentados terroristas, pontuais e localizados, colocou a região e parte da Europa em estado de alerta máximo. A nova estratégia terrorista é utilizar de um número limitado de integrantes e promover atentados menores porém de expressiva repercussão na mídia. Este é mais um vetor que precisa ser monitorado, mas por hora deve ficar em segundo plano.

Brasil – Dois eventos merecem destaque:

(1)   A delação premiada de Ricardo Pessoa, dono da UTC, foi, em parte, divulgada pela revista Veja. Segundo o artigo, cerca de 20 políticos foram favorecidos com doações de campanha cujos recursos teriam sido desviados do esquema em torno das obras da Petrobrás. O que chama mais a atenção são os R$7,5mm doados para a campanha presidencial de Dilma em 2014;
(2)   O Ministro Joaquim Levy foi internado na sexta-feira a noite com forte dores no tórax. De acordo com a mídia, o Ministro foi diagnosticado com embolia pulmonar, mas já teve alta e irá cumprir sua agenda internacional nos próximos dias.

Em relação ao item (1): Se, na teoria, nada ainda foi comprovado, na prática, torna uma situação política já delicada ainda mais desestabilizada. Como venho insistindo nos últimos dias, a situação econômica e política no país apresentou uma expressiva deterioração que, por hora, vinha sendo ignorada pelos ativos locais. Acredito que este cenário tenha se desenvolvido devido a um ambiente externo mais estável. Com a piora do cenário externo (Grécia) e novos ruídos locais, os ativos brasileiros podem vir apresentar um beta mais elevado caso um período de deterioração se confirme.

No que diz respeito a (2), seria natural ignorar o dia-a-dia do Ministro da Fazenda. Contudo, Levy é um dos únicos fiadores, e um dos únicos pilares de sustentação do movimento ortodoxo deste segundo mandato (com alguma relevante ajuda do BCB). Se sua saúde inspira cuidados, algumas interrogações devem pairar sobre o mercado no curto-prazo. O Ministro terá saúde para terminar seu mandato? Sua família irá apoia-lo neste empreitada? Estaria Levy preparando o terreno para uma eventual saída, sobre os argumentos de problemas pessoais? Todas essas são suposições, especulações, sem nenhum tipo de fundamento. Todavia, devem ser questões que o mercado se indagará daqui para a frente.


Posições – Como tenho chamado a atenção ao longo das últimas semanas, não acredito que o momento seja para uma exposição relevante a risco. No cenário externo, continuo gostando de posições compradas em dólar contra uma cesta de moedas (BRL, MXN, EUR, AUD e CAD). No que diz respeito ao Brasil, gosto de posições vendidas em BRL, e estruturas de opções baixistas para a bolsa (put/spreads). As vols implícitas do BRL apresentaram queda relevante nos últimos dias, saindo de 20% para 15%, criando oportunidades de se posicionar na compra do dólar via opções. Gosto da fly para final de julho (3200/3300/3400), combinada com call/spreads mais longos (3400/3500), além de posições no mercado futuro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?