Níveis técnicos importantes

A surpresa altista na inflação da Área do Euro hoje pela manhã está proporcionando movimentos relevantes no mercado, com alguns ativos atingindo níveis tecnicamente importantes (mais detalhes abaixo). A confirmação dos fundamentos, na minha visão, será necessária para confirmar o rompimento deste importantes níveis.

As Treasurys 10 e 30 anos voltaram a parte superior da banda recentes, em 2,25% e 3% respectivamente. Acredito que o rompimento deste patamar só será capaz com um número robusto de ADP Employment amanhã, assim como uma resolução das pendências na Grécia. Sem estes vetores, podemos esperar a continuidade de um cenário de “range trade”, lembrando que estamos na ponta de cima dos ranges recentes.

No mercado de FX, parece que estamos diante de um claro movimento de “short squeeze” liderados pelo EUR, mas seguido pelas demais moedas. Reforço minha visão descrita neste fórum ontem pela tarde: A recuperação norte americana tem se mostrado mais lenta e gradual do que o esperado, o que ainda requer cautela por parte do Fed para o começo de um processo de normalização monetária. Ainda vejo um movimento estrutural de alta no USD nos próximos meses, mas após o movimento de alta recente iremos precisar de dados concretos mais fortes para que a alta se consolide. Ficaria menor nos atuais níveis, com espaço para aumentos com a confirmação dos dados desta semana, em especial, o ADP Employment e o Payroll.

No Brasil, além de uma descompressão externa no mercado de moedas, a emissão da Petrobrás está ajudando a dar suporte ao BRL e a bolsa local. O BRL voltou para abaixo do teto da banda de 3,05-3,15 que temos acompanhado nos últimos dias. Acredito que seja prudente estar com uma menor alocação a dólar nos atuais níveis, primeiro devido a melhora de humor demonstrada pela emissão de Petro, e segundo pelo cenário externo. A alocação deverá ser elevada se observarmos níveis de preços mais atrativos, ou pela confirmação mais clara do cenário de recuperação norte americana.

O mercado local de juros está sendo negativamente afetado pela abertura externa de taxas, e pelas expectativas do Copom. Como comentei nos últimos dias, acredito que seja prudente estar com posições mais reduzidas na ponta aplicadora de juros, a despeito de ainda gostar de manter uma posição estrutural aplicada. Estaremos olhando para elevar a alocação a preços mais atrativos. O range recente entre 12,20%-12,50% no Ja21 tem sido respeitado nos últimos dias. Assim, o atual nível deve ser analisado como uma eventual janela para incremento de posição. O cenário externo, e as perspectivas de continuidade do ciclo de alta de juros, podem acabar prejudicando a performance de curto-prazo desta classe de ativo.


No mercado de renda variável, além da melhora de humor com relação a Petro, tivemos uma queda considerável de preços nos últimos dias que acabou trazendo valor novamente a algumas empresas e setores. Na linha de nosso comentário na tarde de ontem, após uma realização de cerca de 10% no mercado local de renda variável, começo a ouvir de analistas que já existe valor em vários setores e empresas da bolsa, o que pode trazer algum suporte ao mercado de renda variável local.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?