Juros na Europa ditando a dinâmica dos mercados

A noite foi de continuidade dos movimentos verificados desde o final da semana passada, com destaque para os títulos de 10 anos na Alemanha superando o patamar de 1%, o que está dando suporte a manutenção das tendências recentes, que já foram amplamente comentadas neste fórum na tarde de ontem (vide abaixo).

Na agenda do dia, destaque para o IPCA no Brasil. Nos EUA, o dia mais importante da agenda será a quinta-feira, com a divulgação das vendas no varejo.

Na França, a produção industrial de maio apresentou queda de 0,9% MoM em abril, muito abaixo das expectativas de alra de 0,4% MoM. Na Itália, a queda foi de 0,3% MoM, contra expectativas de alta de 0,3% MoM. A despeito das quedas divulgadas hoje, que me parecem apenas flutuações normais dentro de um ciclo econômico de recuperação gradual do crescimento, ainda vejo a Europa bem posicionada para um crescimento saudável este ano. Contudo, o cenário ainda demanda uma política monetária extremamente expansionista por parte do BCE. A recente alta do EUR, em conjunto com a abertura de taxa de juros dos títulos públicos e a queda nas bolsa locais está promovendo um aperto das condições financeiras, o que não deveria ser bem vindo pelo BCE. Assim, caso estes movimento continuam em intensidade alta nos próximos dias, esperaria algum tipo de intervenção verbal para frear o aperto das condições financeiras locais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?