UK: Oops, They Did It Again!

Quando o cenário parecia convergir novamente para um ambiente de riscos mais controlados, as eleições gerais no Reino Unido trouxeram uma nova e inesperada surpresa aos mercados. O partido de Theresa May, a atual Primeira Ministra, perdeu sua maioria no Parlamento. As pesquisas eleitorais mostravam, até poucas semanas atrás, ampla vantagem para o partido de May, mas os números vinham convergindo conforme a data das eleições foram se aproximando. De qualquer maneira, as pesquisas ainda apontavam vitória por uma margem entre 3% a 5% para May e seu partido.
A derrota nas eleições realizadas ontem deverá levar a um Parlamento mais fragmentado e rachado. Este pano de fundo deverá enfraquecer os poderes do Reino Unido nas negociações para o Brexit, e manter o cenário político mais incerto.
Por ora, observamos uma queda de quase 2% no GBP, que está pressionando levemente o EUR. Até o presente momento não há sinais claros e óbvios de contágio do resultado para os demais ativos de risco. As bolsas sobem nos EUA e na Europa como um todo, as commodities operam sem tendência definida, e as taxas de juros estão estáveis nos EUA. O dólar apresenta movimento misto e não acentuado, exceto pelo GBP.
Na China, O CPI saiu de 1,2% YoY para 1,5% YoY em maio com o PPI recuando de 6,4% YoY para 5,5% YoY, ambos praticamente dentro das expectativas. Os números divulgados hoje em nada alteram o cenário econômico do país.
No Brasil, os jornais estão reportando que o TSE deverá inocentar Temer no processo em curso para a cassação da chapa das eleições presidências de 2014. A cassação é vista como um alívio temporário para o governo. Passado este evento, de acordo com a mídia, o Planalto terá que se defender das acusações da PGR, que provavelmente pedirá a abertura de inquérito sobre o presidente, além de administrar possíveis novas acusações e o surgimento de novos delatores.
Enquanto isso, a pauta do Congresso avança a passos lentos. As reformas econômicas mais importantes foram adiadas. Neste momento, é extremamente difícil falar em Reforma da Previdência. O fim do processo no TSE é importante. Passada esta incerteza, o governo precisa recompor sua base e mostrar que tem condições de levar o país até as eleições do ano que vem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Um Risco de Cauda Positivo?