Sinais de estabilização. Cautela ainda é necessária.

Os ativos de risco estão dando sinais de estabilização, com uma leve alta no preço do petróleo (0,4% neste momento) dando suporte as bolsas e a um movimento de dólar fraco no mundo. Ainda vejo este movimento com desconfiança e manter uma postura cautelosa neste momento.
Na agenda do dia, destaque para o IPCA-15 no Brasil e para as prévias dos PMI nos EUA e no mundo.
No cenário externo, na Europa, a prévia do PMI da Área do Euro se manteve em níveis saudáveis, condizentes com um crescimento positivo da região. O PMI Manufacturing subiu de 57,0 para 57,3, acima das expectativas de 56,8, e o PMI Services passou de 56,3 para 54,7 pontos, abaixo das expectativas de 56,1 pontos. Os números de hoje pouco alteram o cenário relativamente construtivo para o crescimento da região, assim como a direção da política monetária, que ainda permanecerá expansionista, porém em trajetória lenta e gradual de normalização.
No Brasil, no início da noite de ontem, os EUA anunciaram que estão suspendendo toda a importação de “carne fresca” do país. O efeito prático da medida é pequeno, mas sem dúvida uma medida que poderá gerar um efeito em cascata para outros países, além de afetar negativamente a imagem do Brasil em um momento já delicado. A medida tende a ser baixista para a inflação, pois irá gerar uma sobreoferta do produto internamente. Além disso, reduz as exportações e afeta negativamente o crescimento. Esses efeitos tendem a ser bastante pequenos, mas caso a medida acabe gerando contágio para outros países e/ou outros produtos, poderá majorar estes efeitos.
Os jornais de hoje trazem duas entrevistas de dois influentes gestores locais, Luiz Sthulberger e Armínio Fraga. Ambos alertam para os problemas do país e os riscos que o Brasil enfrenta na ausência de reformas. Ambos já apresentam um viés menos positivo (talvez até mais negativo) com o cenário local e externo, há algum tempo (meses), se comparados à média do mercado. Precisamos, assim, dar algum desconto a suas visões. Contudo, os dois são reconhecidos por acertarem cenários de longo-prazo mesmo que, por vezes, errem o timing de seus calls. As entrevistas devem reverberar sobre o mercado e os investidores locais ao longo do dia de hoje.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Um Risco de Cauda Positivo?