Sinais mais positivos.

Os ativos de risco estão dando sinais mais positivos neste começo de semana. Neste momento, o petróleo sobe 1%, o dólar apresenta queda generalizada, porém concentrada contra EM, as bolsas sobem ao redor do mundo e as taxas de juros apresentam abertura de taxas no mundo desenvolvido. Os movimentos podem ser classificados como de leve “risk-on”.
Continuo vendo um cenário econômico global relativamente estável. Estava um pouco mais cauteloso com a dinâmica dos ativos de risco. O mercado mostrou estabilização desde sexta-feira, o que me traz algum conforto. Prefiro manter uma postura neutra, voltada para temas específicos, neste momento, com a busca de alguns hedges, por ver o mercado sem grandes tendências claras e com preços pouco atrativos. Mantenho posição aplicada na curva curta de juros no Brasil e tomado na curva de juros nos EUA. Como hedge, mantenho estruturas altistas de dólar (BRL) e compra de inflação implícita na parte intermediária da curva. Assim como puts de S&P.
Ao longo do final de semana, o Banco Central da Itália conseguiu organizar uma espécie de “bail-out” de dos bancos regionais, evitando a quebra de ambos e a necessidade de um “bail-in”. Este movimento acabou trazendo alívio aos mercados da região, que na sexta-feira já esperavam a “quebra” dos dois bancos e a necessidade de algum tipo de “bail-in”, com default de parte dos bonds de ambas as instituições. O modelo de resgate adotado acabou sendo mais brando do que o imaginado, evitando perdas maiores para os investidores das duas instituições e evitando uma corrida bancária no país. De qualquer maneira, este episódio lembra ao mercado como existem ainda “esqueletos” ao redor do mundo, muitos ainda fruto da crise de 2008 nos EUA e de 2011/12 na Europa.
Na Alemanha, o IFO – um dos mais importantes indicadores de confiança de todo a Europa – apresentou nova alta, atingindo um novo pico histórico. O número mostra uma economia saudável e um cenário econômico praticamente inalterado. Segundo o Morgan Stanley: Above consensus and our expectations, the Ifo headline business climate increased by 0.5 points to 115.1 in June. This marks a new all-time high, after already breaking historical records last month. The index now stands at 1.9 SD above its LTA. The headline print underlines the strong outlook for the remainder of 2017. The headline number was driven by both current conditions as well as expectations. In detail, current conditions improved by 0.9 points to 124.1, which also marks a new record high. In other words, current conditions are now standing at 2.1 SD above LTA. Expectations increased slightly by 0.3 points to 106.8, and continue pointing to an optimistic outlook for the rest of the year. Sentiment in manufacturing remained at cyclical highs. The strong manufacturing sentiment was complemented by an improvement in retail and wholesale, while construction sentiment corrected somewhat.
No Brasil a Revista Isto É publicou em seu site na internet, na noite de ontem, que o juiz Sergio Moro irá condenar o ex presidente Lula por cerca de 22 anos de prisão, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, referente as investigações do Triplex no Guarujá. Se confirmada a condenação, seria o primeiro passo para uma possível inelegibilidade de Lula. Para deixar de ser “Ficha Limpa” e se tornar inelegível, Lula precisaria ser condenado em segunda instância. Não há prazo para a sentença de Moro e nem para a confirmação (ou não) em segunda instância. Os mercados financeiros locais tendem a ver uma possível condenação como positiva, pois reduzem os riscos de medidas econômicas drásticas após as eleições presidenciais de 2018, já que Lula ainda se mostra um candidato bastante competitivo segundo pesquisas rrecentes.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Um Risco de Cauda Positivo?