Petróleo em foco. Sem definições no Brasil.

O destaque ficou mais uma vez por conta de uma forte queda no preço do petróleo, após números de estoques que mostraram forte acumulo na última semana. Ao contrário do que poderia se esperar, contudo, o mercado de juros e renda variável, nos EUA, apresentou desempenho positivo.

Nesta linha, a divulgação do testemunho do ex diretor do FBI ao congresso dos EUA foi lido pelo mercado como positivo pois, aparentemente, não demonstra obstrução de justiça por parte de Trump. Por esta narrativa, o testemunho reduziria o risco de cauda de um possível processo de impeachment do presidente Trump.

No Brasil, o processo do TSE foi interrompido e será retomado amanhã. Ainda há muitas incertezas em torno do processo, mas existe uma crescente expectativa de que o processo será encerrado ainda está semana. Além disso, cresce o entendimento de que Temer poderá ser absolvido.

Continuo vendo um cenário local extremamente nebuloso. O mercado deu sinais de que a permanência de Temer possa ser positiva, pois poderia trazer alguma tranquilidade, lhe dando tempo para recompor a base e dar andamento às reformas. Contudo, o MPF, PF e Judiciário continuam mostrando diversas acusações contra o presidente e aliados próximos, o que demonstra que a instabilidade política deverá ser recorrente em qualquer dos cenários trazidos pelo TSE.

Neste ambiente, continuo favorecendo um portfólio relativamente neutro em Brasil, aplicado na parte curta da curva, porém com hedge via estrutural de opção no dólar e comprado em inflação implícita na parte intermediária da curva.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Um Risco de Cauda Positivo?