Brasil: O TSE é um risco a menos, mas o cenário segue incerto.

Como era amplamente esperado, o TSE manteve o mandato de Michel Temer. O processo no TSE era apenas o primeiro passo em um longo e tortuoso caminho para este governo buscar uma reafirmação. A solução para os problemas políticos enfrentados por Temer e Cia está longe de ser encontrada, mas retirar o TSE do caminho é um passo importante nesta caminhada.
A mídia agora volta as suas atenções para a possível abertura de inquérito sobre as possíveis atitudes não republicanas de Temer, segundo as acusações da PGR. O governo terá que se articular no Congresso, em busca de apoio para a sobrevivência, já que a abertura do inquérito depende de maioria na Câmara dos Deputados.
Enquanto o inquérito não é aberto, a mídia continua trazendo a tona possíveis novas evidências contra o atual presidente e o seu entorno. Além disso, o fantasma de novas delações premiadas, que poderiam incriminar ainda mais o núcleo duro do governo, estão circulando na mídia diariamente.
Neste ambiente, Temer precisa concentrar seus esforços em sua defesa, deixando os interesses do país um pouco de lado. Este trabalho, contudo, está sendo exercido pela equipe econômica, capitaneada por Henrique Meirelles, como uma espécie de primeiro ministro informal.
Esta equipe econômica continua apresentando credencias que são bem vistas pelo mercado. A Reforma da Previdência é um passo essencial para colocar o país de volta na rota da recuperação econômica, mas outras medidas periféricas continuam avançando.
Neste sábado, os jornais estão reportando que o governo buscará uma nova rodada de agenda positiva, focada no busca pelo emprego, o consumo e o crescimento. Não há detalhes sobre o caráter destas medidas.
De maneira geral, o cenário político continua incerto e nebuloso, mas me parece difícil fazer um “case” muito otimista ou muito pessimista no momento. O cenário externo terá um peso importante sobre a dinâmica dos ativos locais nos próximos dias. O mercado de juros local me parece mais defendido pela ancora da política monetária e de um quadro cíclico extremamente favorável à queda das taxas de juros. As incertezas sobre o crescimento e as reformas estruturantes continuam deixando o cenário para o câmbio e a bolsa um pouco mais incerto.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Um Risco de Cauda Positivo?