Brasil: Relatório de Inflação.

Os ativos de risco estão abrindo a quinta-feira sem tendência definida. Ainda há sinais de instabilidade nos ativos de risco, com as bolsas dos EUA e da Europa apresentando queda. As commodities estão estáveis no momento, mas ainda há sinais de fragilidade no petróleo e no complexo de metais não preciosos, o que requer cautela para o humor global a risco. O dólar operam em leve queda ao redor do mundo, mas com movimentos bastante tímidos neste momento.
O dia será de agenda um pouco mais agitada do que o começo da semana. Nos EUA teremos o Jobless Claims. No Brasil o Relatório de Inflação (RI).
No Brasil, nossa área econômica espera que o RI mostre revisões baixistas nas projeções de inflação para os anos de 2017 e 2018. No primeiro caso, é esperada uma inflação abaixo do centro da meta, ao redor de 3,8%. No segundo caso, uma inflação em torno do centro da meta, em cerca de 4,5%. Esses números seriam inferiores as últimas estimativas oficiais apresentadas pelo BCB em seus últimos documentos oficiais. Se estas previsões foram confirmadas, deverá passar a impressão de que ainda existe amplo espaço (cíclico) para a queda da Taxa Selic, mesmo diante das incertezas políticas e dos problemas estruturais que afetam a taxa de juros de equilíbrio de longo-prazo, os juros estruturais da economia, e a taxa terminal para este ciclo de ajuste.

Os jornais de hoje trazem poucas novidades relevantes no campo político. A derrota do governo na Comissão do Senado para a aprovação do texto da Reforma Trabalhista ainda está reverberando na mídia. O Governo tenta, agora, se reorganizar, ao mesmo tempo em que gasta esforços na defesa do presidente perante a classe política, a sociedade e ao poder judiciário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Um Risco de Cauda Positivo?