Externo saudável. Sem luz no fim do túnel no Brasil.

Os ativos de risco estão operando próximos a estabilidade, em um dia de agenda cheia. 

Algum destaque para a abertura de taxa dos juros dos países desenvolvidos, primeiro na expectativa da decisão do ECB na Europa e,segundo, após um artigo da Bloomberg afirmar que o BoJ, no Japão, poderia alterar seu comunicado na próxima reunião. O mercado leu o artigo como uma possibilidade do BoJ já sinalizar para um "exit strategy" de sua atual política monetária.

Na Europa, o consenso espera a manutenção da política monetária, mas com alterações na comunicação do ECB. Espera-se uma revisão altista dos dados de crescimento e a sinalização de riscos mais balanceados.

Nos EUA o destaque ficará por conta do Jobless Claims.

Na China, os dados de exportação e importação ficaram acima das expectativas, mostrando um crescimento local e global estável e saudável. Segundo o Morgan Stanley:

May trade growth rose more than market expectations: Exports growth advanced to 8.7% YoY in May (vs. 8.0% YoY in April; Consensus: 7.2% YoY; MSe: 8.5% YoY), led by stronger exports to Euro Area and Korea. The exports growth trend has been largely in line with the Morgan Stanley Global Trade Leading Indicator (MSGTLI), which tends to lead China’s export growth by 4-5 months and is still elevated. Meanwhile, imports growth rebounded unexpectedly to 14.8% YoY in May (vs. 11.9% YoY in April; Consensus: 8.3% YoY; MSe: 9.0% YoY). The key driver was stronger processing imports on better external demand, while imports for domestic demand also remained largely stable. As a result, the trade surplus edged up to US$40.8bn in May from US$38.0bn in April.

No Brasil, ainda não há luz no final do túnel. O episódio reportado pela mídia em que o presidente atual utilizou um avião privado de um hoje delator está sendo visto como um fato novo, e que traz mais fragilidade ao governo. 

O Valor está reportando que o PSDB deverá abandonar o governo na reunião convocada para segunda. O partido apoiaria reformas econômicas mais brandas, mas não daria apoio irrestrito ao governo atual.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Um Risco de Cauda Positivo?