Cenário externo requer cautela no curto-prazo.

Na semana passada escrevi sobre a interpretação de que a sinalização do Fed havia sido mais hawkish do que as expectativas do mercado na decisão do FOMC. Ontem vimos Dudley reforçar está visão. Hoje, outros membros do Fed deram declarações na mesma linha. A mudança de postura do Fed me parece clara e coordenada. O Comitê parece cada vez mais sensível aos atuais níveis de emprego e os riscos que isso traz as perspectivas de inflação. Para colocar mais uma pitada de complexidade ao fato, alguns membros do Fed se mostram preocupados com o risco a estabilidade financeira, com os juros ainda extremamente baixos, e os níveis que alguns ativos de risco atingiram.

Nesta linha, alertei ontem para a emissão dos papéis de 100 anos da Argentina. Este tipo de operação, na maior parte das vezes, demonstra alguma leniência por parte dos investidores e, em muitos casos, costuma marcar um ponto de inflexão dos mercados (mesmo que pontual). Vide o e-mail enviado na tarde de ontem abaixo.

O cenário econômico ainda pode ser classificado como “goldilocks”. Contudo, a mudança de postura por parte do Fed não pode ser ignorada. Além disso, a emissão da Argentina mostra uma busca incessante, talvez exagerada, por yields, o que aponta para uma deterioração do quadro técnico.

Acredito que o momento seja de manter os portfólios menos direcionais, em busca de temas mais específicos de investimento. Como venho afirmando nas últimas semanas, ainda vejo valor na parte curta da curva local de juros, mas tenho administrado tamanho e instrumentos. Além disso, acho indispensável a manutenção de hedges, como estruturas altistas de dólar e compra de inflação implícita na parte intermediária da curva.

A despeito do movimento externo nos últimos dias, com as commodities em queda e o dólar mais forte, ainda se mostra relativamente barato a alocações de alguns hedges para uma potencial deterioração do preço dos ativos, mesmo que pontual.

Quanto ao Brasil, muitos se mostravam surpresos com o bom desempenho dos ativos locais após os últimos eventos políticos. Na minha visão, grande parte disso se devia a um cenário externo construtivo. Este cenário começa a dar sinais, pelo menos no curto-prazo, de alguma deterioração. Como o Brasil não é uma ilha isolada, é razoável supor que uma piora do humor global deva afetar os ativos locais.


Reafirmo que ainda não estou com um viés direcional pessimista, mas claramente menos otimista após os eventos recentes, já sinalizados desde a semana passada. O momento requer cautela, hedges e um posicionamento que permita adicionar risco em temas de maior convicção caso o mercado apresente uma realização mais acentuada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Um Risco de Cauda Positivo?