Brazil: Better Mood, technicals and performance.

Os mercados locais de renda fixa e câmbio apresentaram dinâmica muito mais positiva ao longo do dia. Eu atribuo isso a dois vetores: (1) Uma entrevista de Ilan afirmando que o espaço para a redução dos swaps cambiais está se reduzindo, e sinais lidos pelo mercado como mais dovish para política monetária e (2) Uma melhora na posição técnica, como havíamos chamado a atenção nos últimos dias.

Na minha visão, o governo está fazendo um bom trabalho nos últimos dias no corpo-a-corpo junto ao Congresso para aprovação do ajuste fiscal. Além disso, estão buscando uma campanha de comunicação mais clara para a sociedade em geral.

Em relação a política monetária, acredito que o cenário base ainda seja para o começo do ciclo de queda de juros em novembro, mas a probabilidade do ciclo de queda iniciar em outubro não é desprezível.

No cenário externo, o Core CPI nos EUA apresentou alta de 0,3%, puxado por Health Care. Fica cada vez mais evidente que o hiato do produto no país está se fechando (ou já fechado), com um mercado de trabalho robusto, ou saudável, porém um crescimento baixo, devido a uma produtividade pífia.

Acho que o cenário não permite uma alta de juros pelo Fed na semana que vem e a probabilidade de alta até o final do ano, em torno de 50%, me parece justa.

O foco da semana que vem, além do Fed, será o BoJ. Além das medidas que serão adotadas, será necessária uma boa comunicação do BoJ com o mercado para evitar uma nova rodada de volatilidade.


Reforço minha afirmação de hoje pela manhã: Não acredito que retornaremos a um período de volatilidade extremamente comprimida (ou inexistente), mas os últimos dias podem ter ajudado a melhorar o quadro técnico de uma série de ativos, e criado oportunidades de investimentos. Hedges ainda são prudentes, mas há espaço para elevar a alocação em ativos com fundamentos sólidos (ou em vias de melhora), valuations atrativos e yields elevados. Continuo gostando dos ativos locais, especialmente o mercado de juros. Nos atuais níveis, acho que existe prêmio de curto-prazo no BRL e no Ibovespa para posições táticas. Acredito que o quadro técnico tenha melhorado nos últimos dias, faltando apenas uma melhora mais clara do humor externo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Um Risco de Cauda Positivo?