Japão: Expectativas em torno de um pacote fiscal agressivo.
O destaque do final de semana ficou por conta das eleições parlamentares no Japão. As eleições finalizaram com uma maioria no Parlamento para os partidos da base do atual Primeiro Ministro. Com este resultado, elevam as esperanças de que mais um pacote de estímulo econômico, especialmente fiscal, seja implementado no país. Neste ambiente, estamos observando mais uma manhã de “risk-on” nos mercados financeiros globais. A exceção fica por conta do dólar que, diante de uma forte depreciação do JPY, está operando em alta até o momento.
Os demais eventos do final de semana são de pequena importância, e pouco alteraram o cenário de curto-prazo. Na China, as enchentes que assolaram o país podem causar alguma pressão baixista de crescimento e altista de inflação. Nos EUA, as manifestações (e ataques a policiais) parecem pontuais e localizados, mas devem ser acompanhadas de perto, já que existe um pequeno risco de tornarem-se mais espalhadas, podendo causar algum pequeno impacto no crescimento.
Diante dos eventos recentes no Japão, é natural supor que o mercado volte a debater a capacidade da economia global em adotar uma postura mais agressiva do ponto de vista fiscal, o que seria a última saída para o cenário de baixo crescimento. Está postura já vinha sendo defendida por uma série de economistas renomados e parece ganhar força nos últimos dias. Contudo, ainda parece cedo para “cantar vitória” e acreditar que este cenário seja o mai provável no curto-prazo. De qualquer maneira, é mais uma evolução positiva para a economia mundial.
Comentários
Postar um comentário