China voltando ao radar?

O destaque da noite ficou por conta da divulgação dos PMI´s na Europa e na China. NaEuropa, o Manufacturing PMI ficou levemente acima de sua prévia, confirmando um crescimento baixo porém constante, saindo de 52,6 para 52,8 em sua divulgação final.

Na China, o PMI Manuafcturing oficial recuou de 50,2 para 50 pontos, com o Caixin PMI – cuja pesquisa é mais voltada para o setor privado – caindo de 49,2 para 48,6 pontos. Por um lado, os números não mostram uma economia “em queda livre”. Contudo, por outro lado, reforçam o cenário de um crescimento estruturalmente mais baixo e cadente da economia. Não há nenhum sinal concreto de estabilização. A moeda chinesa (CNY) tem mantido uma clara tendência de depreciação, não apenas seguindo a tendência global recente de dólar forte, mas também com uma depreciação constante de sua cesta de moedas. O número de hoje deveria reascender o receio em torno da saúde econômica e financeira do país. Vale lembrar que, até o momento, nem mesmo os impactos do Brexit, por menores que sejam, ainda foram sentidos.

No Brasil, o BCB anunciou na noite de ontem um leilão de swap cambial de US$500mm. Será o primeiro swap deste “novo BCB”. Não acredito que a postura deva alterar a tendência da moeda, mas poderá reduzir o ritmo de apreciação, que havia se descolado muito de seus pares nos últimos dias.

O fluxo semana para os mercado emergentes continuou robusto na última semana, em linha com o que observamos com a dinâmica dos ativos desta região. Segundo a Barclays: The Brexit implications on EM investor sentiment has been fairly benign thus far: unlike during some previous periods of heightened market volatility, EM equity funds recorded only limited outflows in the week to the 29 June, while EM bond funds - driven by local currency funds - recorded inflows. For EM assets, the sentiment appears almost back to “normal”: EM equity, FX and credit have recovered most or all the weakness recorded in the immediate aftermath of the UK vote. In the coming months, lower-for-longer global yields could benefit EM bond funds, especially hard currency ones , more than equity funds.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Um Risco de Cauda Positivo?