Trump: "We Will Make America Grear Again".

O principal evento do dia ficou por conta do discurso de posse de Donald Trump a presidente dos EUA.

Trump manteve um tom agressivo, arrogante e, de certa forma, protecionista, não muito diferente do que foi visto na campanha eleitoral. Para aqueles que esperavam um tom mais sóbrio e conciliador, seu discurso foi uma decepção. Para quem esperava um pouco de, mais do mesmo, como eu, o discurso foi neutro, em linha com as expectativas.

Os mercados financeiros globais estão muito reativos a temas específicos, o que acaba acentuando movimentos de curto-prazo. A ausência de menção literal ao México em seu discurso ajudou a dinâmica do MXN, assim como a ausência de detalhes sobre seu plano econômico pode ter aliviado a pressão de alta no USD e nas taxas de juros.

Acredito que este tipo de reação tende a ser ruído de curto-prazo. O foco deverá permanecer na situação da econômica, e o quanto a política adotada por Trump poderá acelerar o processo de fechamento do hiato do produto (ou não). O protecionismo é um tema que parece um pouco ignorado pelo mercado, mas que pode emergir na pauta a qualquer momento.

O pouco que já foi divulgado na página oficial da Casa Branca mostra que a política econômica apresentada na campanha eleitoral será um dos focos deste início de governo. É verdade que faltam detalhes, mas os eventos de hoje em nada alteram o cenário que venho descrevendo neste fórum há algumas semanas. Abaixo, copiei alguns parágrafos que julgo resumirem parte do que será foco deste início de governo.

No Brasil, os ativos locais tiveram um dia positivo. A leitura do mercado é que trágica e triste morte do relator da Lava-Jato, e Ministro do STF, poderá atrasar as investigações, dando algum tempo adicional a classe política.

White House:
This strategy starts by withdrawing from the Trans-Pacific Partnership and making certain that any new trade deals are in the interests of American workers. President Trump is committed to renegotiating NAFTA. If our partners refuse a renegotiation that gives American workers a fair deal, then the President will give notice of the United States’ intent to withdraw from NAFTA.

The plan starts with pro-growth tax reform to help American workers and businesses keep more of their hard-earned dollars. The President’s plan will lower rates for Americans in every tax bracket, simplify the tax code, and reduce the U.S. corporate tax rate, which is one of the highest in the world. Fixing a tax code that is outdated, overly complex, and too onerous will unleash America’s economy, creating millions of new jobs and boosting economic growth. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?