TINI: The Is No Inflation (Brazil)/Job Market Feeling Hot, Hot, Hot (US)

Os dados econômicos divulgados hoje, tanto nos EUA, quanto no Brasil, apenas reforçam o meu cenário base e as minhas teses de investimento.

No Brasil, o IPCA-15 apresentou mais uma surpresa positiva (baixista) para a inflação (0,31% MoM e 5,94% YoY cerca de 7bps abaixo das expectativas). Mais importante do que a leitura do número cheio foi a análise qualitativa extremamente positiva do indicador.

Segundo nossa área econômica: A inflação de serviços dessaz veio em patamar bem confortável (rodando a 4% na média móvel trimestral anualizada). Extrapolando o comportamento recente da inflação de serviços, podemos ter um IPCA mais próximo de 4% em 2017! O índice de difusão de serviços em patamar abaixo da média histórica. Economia fraca e desemprego em elevação devem manter a inflação de serviços em patamar confortável.

O número de hoje confirma um cenário favorável para a inflação, e um ambiente em que, exceto por alguma volatilidade pontual, está aberta a janela para um ciclo de queda de juros mais estrutural no país. Ainda vejo valor nos FRAs intermediários da curva, mas atento aos desenvolvimentos externos, que podem vir a trazer realizações pontuais de lucros e oportunidades de alocações adicionais.

Nos EUA, o Jobless Claims caiu de 249 mil para 234 mil, patamar extremamente baixo historicamente. Mesmo levando em conta algum efeito pontual no número, a média móvel de 4 semanas permanece em níveis robustos.

O número reforça a tese de um hiato do produto já praticamente fechado no país, e uma economia muita próxima ao pleno emprego, o que deveria dar suporte a tese de juros mais elevados e um dólar mais forte no mundo.

Na linha de um crescimento saudável, e uma melhora nas perspectivas de crescimento com a potencial nova política econômica que será colocada em pratica pelo governo americano, o Philly Fed subiu de 21,5 para 23,6 pontos, acima das expectativas (15,3). A abertura do número mostrou pressões inflacionárias e uma economia sólida.


Na Europa, a reunião do ECB trouxe poucas novidades em relação ao que foi apresentado em dezembro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?