MXN, TRY, Oil and beyond.

Tivemos mais um dia sem mudanças substanciais de cenário, em que a dinâmica do mercado acabou sendo marcada por questões pontuais e localizadas.

As moedas de México (MXN) e Turquia (TRY) continuam apresentando um desempenho bastante ruim, seguindo um cenário local bastante desafiador nestes dois países. No México, o “Risco Trump” ainda paira sobre um ambiente econômico local já fragilizado. Na Turquia, as recentes decisões do governo não estão ajudando a melhorar a dinâmica dos ativos do país. Hoje, o BC local anunciou uma queda de 50bps nas taxas FX RRRS. Até o momento, o problema nestes dois países ainda não gerou contágio para o resto do mundo.

O petróleo teve mais um dia de forte queda, com um receio em torno do comprometimento dos membros da OPEP com o acordo de corte de produção. As commodities metálicas, por sua vez, tiveram mais um dia de forte alta, ajudadas por um cenário aparentemente positivo para China no curto-prazo. Eu ainda vejo uma desaceleração contratada para a economia chinesa e o suporte atual das commodities em muita explicada por questões técnicas e financeiras (especulação e afins).

Com o Congresso em recesso, e sem novidades relevantes de cenário, os ativos do Brasil continuam apresentando um desempenho positivo, tanto em relação aos seus pares, quanto em termos absolutos. O próximo grande evento será a decisão do Copom, agendado para o começo da noite de amanhã. Enquanto isso, a cena política está sendo recheada com notícias em torno da eleição para presidente da Câmara. Neste momento, tudo indica que Rodrigo Maia será reconduzido ao cargo, sem grandes alterações para o governo.

Segundo nossa área econômica: As vendas no varejo de novembro vieram acima do esperado (+2%m/m dessaz vs. BBG: +0,3%m/m dessaz), refletindo em boa parte o fortalecimento da Black Friday no Brasil. Todavia, a tendência é que haja algum payback no resultado de dezembro (pode ter ocorrido antecipação de consumo do período de Natal), quando será possível fazer uma análise mais precisa da atividade na margem (fazendo a média móvel de nov e dez). De qualquer maneira, os fundamentos para as vendas no varejo permanecem ruins: (1) mercado de trabalho prossegue em deterioração; (2) a confiança do consumidor voltou a piorar; (3) as condições de crédito seguem apertadas. Por outro lado, há uma tendência de desaceleração no deflator implícito do setor, a qual apenas tende a atenuar a fraqueza nas vendas no varejo.  


Nos EUA, o JOLTS Job Openings, e suas derivadas, apresentaram mais um mês positivo em novembro, o que se traduz em um mercado de trabalho robusto. O cenário continua a ser de uma economia sólida, com um hiato do produto praticamente fechado e a necessidade de dar continuidade ao processo de normalização monetária no país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?