China Short Squeeze / Brazil: Lower rates for longer...

Alguns temas específicos, aliados a posição técnica do mercado, parecem estar ditando o rumo dos ativos de risco neste início de ano.

Nos mercados externos, a China continua adotando uma postura mais proativa na tentativa de evitar rodadas adicionais de depreciação de sua moeda. Com o mercado aparentemente com posições relevantes para o lado negativo, o “short squeeze” que vem sendo promovido no país parece estar afetando de forma significativa o mercado de moedas ao redor do mundo.

Vejo o movimento de dólar fraco como um misto de posição técnica, aliado a postura dos police makers na China. Ainda vejo um movimento estrutural de fortalecimento do dólar no mundo. Contudo, costumo respeitar a dinâmica do mercado. Precisaremos de dados de emprego saudáveis amanhã nos EUA para a retomada da tendência de fortalecimento do dólar. Caso contrário, o ímpeto de dólar fraco poderá continuar no curto-prazo.

Na mesma linha do comentário acima, vale registrar que a Treasury de 10 anos falhou, novamente, em romper o patamar de 2,5%. A posições técnica neste ativo, em especial, parece excessivamente ruim (muito short), o que torna os dados de emprego nos EUA de suma importância para a dinâmica de curto-prazo. Ainda vejo um movimento estrutural de juros mais elevados nos EUA e no mundo desenvolvido, mas o curto-prazo poderá ser afetado pela posição técnica e pelos dados de emprego que serão divulgados amanhã.

Os dados divulgados hoje mostraram uma economia saudável, em linha com o cenário esperado pelo Fed. O ADP Employment apresentou criação de 153 mil postos de trabalho em dezembro, o Jobless Claims recuou de 263 mil para 235 mil e o ISM Non-Manufacturing ficou estável, em patamar elevado e acima das expectativas. Os dados de hoje ainda são coerentes com um processo de alta de juros mais acelerado do que aquele precificado pelo mercado atualmente.

O México, promoveu uma intervenção cambial, o que ajudou a acalmar o movimento de depreciação da moeda. Parece cedo para afirmar que será suficiente para inverter uma tendência de depreciação. Intervenções no câmbio costumam suavizar tendências, mas não reverte-las totalmente. Talvez, outros instrumentos (altas de juros?) deverão ser utilizados antes de uma estabilização definitiva da moeda.

No Brasil, o destaque do dia ficou para a produção industrial, que apresentou alta de 0,2% MoM em novembro, muito abaixo das expectativas de 1,3% MoM. Ainda não há sinais concretos de estabilização do crescimento de forma consistente, a despeito de alguns números mais positivos de indicadores secundários.

A fraca PIM de novembro levou o mercado a apostas de uma queda superior de 50bps na próxima reunião do Copom. A curva curta já precifica 4 quedas de 60bps nas próximas 4 reuniões do Copom. Minha visão segue a mesma. Vejo um movimento estrutural de juros mais baixos no Brasil, mas tenho receio de que se o BCB cair 50bps na próxima reunião, ele possa, mais uma vez, desagradar o mercado.

O BRL está seguindo o humor global a risco, mas contando com a ajuda de uma posição técnica saudável (já vejo muitos gestores locais comprados em USDBRL) e um fluxo positivo neste começo de ano. Vejo o BRL em um range ao longo do ano. Claramente, o momento de curto-prazo é positivo, o que pode fazê-lo chegar na banda de baixo deste range, em torno dos 3,10 do período pós repatriação, mas continuo vendo a moeda mais como um play de carrego do que de ganho de capital. Os ganhos de capital deverão ser bastante táticos.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?