FOMC Minutes: All eyes on the employment!

Aproveito o momento de poucas mudanças de cenário para apresentar alguns eventos específicos que estão afetando os ativos de risco neste início de ano.

Nos EUA, as Minutas do FOMC me pareceram neutras em relação as informações que já existiam no mercado. Em resumo, mantidas as atuais condições, o processo de alta de juros deverá seguir ao longo de 2017. Existem riscos para ambos os lados (mais altas de juros ou menos altas de juros), mas crescem os riscos da necessidade de altas mais agressivas de juros nos próximos meses.

A passagem das Minutas que mais me chamou a atenção, e que coloca um enorme peso de importância nos próximos dados de emprego do país, foi a seguinte:

Several members noted that if the labor market appeared to be tightening significantly more than expected, it might become necessary to adjust the Committee’s communications about the expected path of the federal funds rate, consistent with the possibility that a less gradual pace of increases could become appropriate.

As Minutas não alteram minha visão de alta estrutural do dólar no mundo, suportado pela elevação das taxas de juros no país.

Nesta quarta-feira, uma forte apreciação do CNY, na China, acabou dando um tom mais positivo para as moedas ao redor do mundo, com algumas exceções. A China passa por mais uma rodada de pressão sobre sua moeda, e vem atuando de maneira a evitar rodadas adicionais de depreciação. Não é raro o governo/PBoC induzir “short squeeze” pontuais em posições short CNY, como o que parece ter sido o caso hoje, a fim de afastar movimentos considerados especulativos.


No México, além da pressão da nova plataforma econômica de Trump nos EUA, seu maior parceiro comercial, o país passa por problemas locais, com algumas mudanças na economia gerando insatisfação na população, o que está colocando uma pressão grande no MXN e nos ativos de país. Por ora, o problema tem se mantido controlado e não houve contágio para outros países.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?