Risk-Off.

Os ativos de risco estão apresentando mais um movimento de leve “risk-off” esta manhã, com as bolsas e as commodities em queda, o USD fraco e um fechamento de taxa de juros no mundo desenvolvido.

Eu reafirmo minha visão exposta neste fórum na manhã de ontem. Vejo espaço para uma correção dos ativos de risco, com um “risk-off” clássico mais acentuado no curto-prazo. O argumento fica por conta da posição técnica e da ausência de uma precificação dos riscos do Brexit, de uma política externa mais dura por parte de Trump nos EUA, sem contar uma possível desaceleração da economia da China.

Até o momento, todos esses vetores vinham sendo ignorados pelos investidores. As recentes sinalizações vindas da Inglaterra, EUA e China apontam nestas direções (Hard Brexit, protecionismo nos EUA e tolerância a um crescimento mais baixo no China) o que deveria ser melhor precificado pelos ativos de risco.

Está manha, ganharam as manchetes às declarações de que Trump não seria um grande fã de um “Border Tax”, mas sim de um sistema mais simples de taxação as importações, o que está ajudando a dar ímpeto à correção do USD no mundo. Eu entendo a dinâmica do mercado e vejo espaço, principalmente devido a posição técnica, para a continuidade desta realização de lucros no dólar no curto-prazo.

Contudo, a visão de um dólar mais forte no mundo sempre foi mais baseada no fechamento do hiato do produto dos EUA do que na atuação de Trump. As declarações de Trump, e sua política econômica, foram apenas um indutor para que o movimento de fortalecimento do dólar fosse mais rápido e acentuado no final de 2016. Assim, me preocuparia mais com uma mudança de cenário econômico, do que com declarações pontuais de Trump a respeito do tema. De qualquer maneira, a dinâmica do mercado mostra uma posição técnica fragilizada neste aspecto.

No Brasil, o BCB anunciou que irá rolar os swaps cambiais vincendo deste mês até o final de janeiro. A decisão mostra que não há pressa na redução do estoque atual de swaps (em torno de US$26bi) e existe a disposição em evitar a volatilidade excessiva da moeda.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?