Dados econômicos reforçam o cenário base.

Os dados de emprego de dezembro, nos EUA, podem ser classificados como saudáveis. Observamos mais um mês de criação de vagas de trabalho (156 mil vagas, com revisão altista de 17 mil vagas nos meses anteriores), uma taxa de desemprego baixa (4,7%) e um aumento de 0,4% MoM no Average Hourly Earnings.

Os números de hoje são condizentes com a continuidade do processo de alta de juros nos país. Acredito que as 2 altas de 25bps precificadas hoje pelo mercado para 2017 e as menos de 4 altas de 25bps até 2018 devem ser um piso para o ciclo efetivo que deverá ser implementado pelo Fed. Vale lembrar que as próprias expectativas do Fed já estão acima deste patamar.

Os números de hoje apenas reforçam a minha visão de uma taxa de juros estruturalmente mais elevada nos EUA, que deverá dar suporte ao USD ao redor do mundo. O quadro técnico e a postura da China parecem estar impedindo o mercado de migrar nesta direção no começo do ano, o que requer cautela, mas o cenário econômico se mostra cada vez mais consolidado. Assim, o curto-prazo pode até mesmo se mostrar um período positivo de ajuste de posições, antes de uma nova precificação do cenário que tenho desenhado neste fórum.

No Brasil, o BRL voltou a operar em linha com as demais moedas globais, após mais de um mês de performance descolada do resto do mundo. Continuo vendo um cenário saudável para as contas externas do país, mas um ambiente propício para o dólar forte no mundo. Assim, continuo vendo a moeda local operando em ranges ao longo do ano.

No mercado de juros, a decisão do Copom de janeiro será determinante para a curva. Continuo a ver espaço para uma queda estrutural dos juros no país, mas com a curva curta precificando 4 quedas de 60bps nas próximas 4 reuniões do Copom, uma queda de 50bps em janeiro poderá frustrar o mercado.


Em termos de posição técnica, como comentei nos últimos dias, vejo um mercado apenas moderadamente aplicado em juros locais e levemente vendido em BRL. No mundo, as posições em USD ainda me parecem mistas, mas as posições especulativas tomadas em taxas nos EUA continuam elevadas para o histórico recente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?