Brasil: Realização de lucros.

A semana está se encerrando com uma realização de lucros dos ativos locais. Exceto por mais uma operação da Polícia Federal (PF), mirando um ex ministro do atual governo Temer, não vi novidades relevantes para o cenário econômico brasileiro.

A operação da PF se enquadra no mesmo âmbito de operações anteriores, mirando figuras públicas conhecidas, e muito próximas do antigo e/ou do atual governo da República. Por ora, ainda não vejo motivos para alterar o cenário cautelosamente construtivo para o país, mas a operação de hoje traz de volta à tona os riscos que a Operação Lava-Jato ainda pode trazer ao cenário. Vale lembrar que o alvo da operação de hoje era, até poucos meses atrás, um dos ministros mais importantes do governo, e pessoa extremamente próxima do atual presidente.

Continuo vendo espaço para alocações na bolsa brasileira. Mantenho um viés neutro e tático no BRL no curto-prazo, já que tenho um cenário de dólar forte no mundo, mas uma janela positiva para o fluxo de curto-prazo para Brasil.

Acredito que o movimento de “bull flattening” da curva de juros deverá continuar, já que o mercado embute juros terminais em torno de 9,9% no primeiro trimestre de 2018, mas com prêmios de risco relevantes nos FRAs mais longos (anos de 2019 até 2022).

No cenário externo, os dados econômicos dos EUA continuam apontando para um crescimento robusto, um mercado de trabalho muito próximo do pleno emprego e um cenário de inflação ascendente.

O Retail Sales de dezembro ficou levemente abaixo das expectativas da Bloomberg, mas muito acima do que alguns trackings de bancos privados vinham apontando. O Michigan Confidence de janeiro ficou muito próximo dos picos deste ciclo econômico, e de seu máximo histórico, apontando para um crescimento ainda sólido do consumo à frente. As expectativas de inflação de 5-10 anos e de 1 ano se elevaram, mostrando um cenário cada vez mais claro de aceleração da inflação.

A dinâmica dos ativos externos ainda mostra uma fragilidade de posições, mas o cenário de aperto do mercado de trabalho e necessidade de taxas de juros mais elevadas nos EUA continua inalterado.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?