IPCA, Copom e Discurso de Trump

Os ativos de risco operam, no geral, próximos a estabilidade esta manhã. Destaque para mais um dia de forte elevação no preço do Minério de Ferro e mais uma rodada de depreciação acentuada da TRY, na Turquia.

Teremos 3 eventos relevantes para os mercados locais e globais hoje. No Brasil, a divulgação do IPCA de dezembro e a decisão do Copom. O cenário oficial da casa é de uma queda de 50bps na Taxa Selic, com alguma chance do BCB abrir a porta, ou sinalizar, para mais uma aceleração no processo de queda da taxa de juros nas próximas reuniões. A probabilidade de uma queda de 75bps nesta reunião não é zero, mas está em torno de 25% segundo as opções digitais, o que me parece justo. Em relação ao IPCA, nossa área econômica está em linha com o consenso 0,34% MoM, mas com um receio que possa haver algum payback (para cima) devido ao Black Friday, que puxou a inflação para baixo em novembro.

Nos EUA, Donald Trump dará sua próxima entrevista oficial. Todas as atenções estarão voltadas para quais itens de sua plataforma econômica terão prioridade neste começo de governo. Acredito que os cortes de impostos e incentivos fiscais estão entre as prioridades, como já parece bastante difundido e precificado por alguns ativos. O risco, contudo, é que a postura protecionista volte a pauta, causando algum desconforto nos mercados financeiros globais.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?