Mercados Globais (Daily News) – Brasil: Há luz no fim do túnel.


O dia foi de recuperação dos ativos de risco globais, na ausência de notícias adicionais ou relevantes. Continuo a ver um ambiente de incerteza e fragilidade do mundo, que me parece ser de um estágio avançado do ciclo econômico, mas não necessariamente do fim do ciclo.

Os dados são mais erráticos e inconclusivos, os mercados apresentam mais volatilidade e menos tendências.

No Brasil, tivemos mais um dia de bom desempenho dos ativos locais. Desde o final de semana vinha escrevendo sobre a possibilidade de um movimento mais positivo (vide aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2019/05/flash-news-brasil-sinais-mais-positivos.html, aqui https://mercadosglobais.blogspot.com/2019/05/weekend-news-brasil-reforma-da.html e aqui https://mercadosglobais.blogspot.com/2019/05/artigo-fundo-tag-pi-e-como-se.html).

Para quem ainda não ouviu, fiz uma breve explanação sobre este ambiente hoje pela manhã, aqui: https://www.youtube.com/watch?v=TJMTfOzA1dA.

Acredito que existe um caminho para a aprovação da Reforma da Previdência. Os preços e valuations dos ativos locais se tornaram mais atrativos nas últimas semanas e a posição técnica ficou claramente mais favorável. Tudo isso conspira para um curto-prazo mais positivo dos ativos brasileiros, como vimos ao longo desta semana.

Ainda espero bastante volatilidade, ruídos e incertezas, mas sigo recomendando um portfolio ainda alocado e balanceado em ativos locais. Vejo amplo espaço para um bom desempenho em um pano de fundo de juros baixos por mais tempo, crescimento dos lucros das empresas (mesmo com PIB baixo), inflação controlada, balanços desalavancados, melhora na governança das estatais e etc.

A despeito de todos os ruídos recentes, todos esses pontos continuam válidos.

Amanhã estarei com acesso limitado ao computador mas, como sempre, antenado nas novidades do dia.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Juros Brasil

Daily News – Sobre Bancos Centrais e Juros.