Artigo – Fundo TAG Pi e como se posicionar no atual ambiente.


Essa semana iniciamos nossa parceria com a Pi Investimentos, plataforma independente que pretender oferecer produtos para o varejo convencional com taxas atrativas e baixas, através de tecnologia de ponta e sem intermediários.

Essa será a primeira empreitada da TAG Investimentos no varejo. Agora, qualquer um, a partir de R$100, poderá ter acesso a um fundo exclusivo, com perfil “Moderado”. O fundo será gerido e administrado da mesma forma e pela mesma equipe que as grandes fortunas do Brasil são gerenciadas.

O desafio de ajudar o  varejo em um ambiente de elevada volatilidade é enorme, nós sabemos disso, mas acreditamos que esse modelo pode ser um caminho fundamental no crescimento e no amadurecimento dos investidores locais.


Abaixo, segue a alocação inicial da carteira recomendada. É importante ter em mente que este fundo adotará os conceitos internacionais de “Alocação Estratégica”, ou seja, alocações de com visão de longo-prazo, mas ainda sim se preocupando com a “Alocação Tática”, ou seja, alocações de curto-prazo. Assim, temos um foco de longo-prazo, mas somos preocupados com o caminho que levaremos até lá.



Vocês podem observar que o fundo iniciou sua trajetória com cerca de 6% em renda variável (bolsa). Na tabela acima, ele já havia alocado mais 2%, atingindo 8% de alocação nesta classe. Nos últimos dias, com a queda da bolsa do Brasil e as oportunidades criadas, já elevamos essa alocação para cerca de 12% do fundo, com os recursos retirados do “Caixa”.

Este produto pode chegar a ter 20% em renda variável e deverá ter, em média, uma alocação de cerca de 15% nesta classe. Vale reforçar, contudo, que seremos ativos no que chamamos de macroalocação, que são exatamente essas “alocações táticas” que visam se beneficiar de movimentos pontuais do mercado.

Entendemos que o curto-prazo será mais desafiador para o Brasil e, por isso, selecionamos Fundos Multimercados Macro que estão com uma visão mais defensiva em relação ao mundo. Contudo, vemos uma amplitude grande de empresas no Brasil capazes de apresentar crescimento em torno de 15% a 20% de lucros, o que não está totalmente refletido no preço das ações. Assim, acreditamos haver espaço para um desempenho positivo de algumas ações mesmo em um ambiente desafiador. Por isso, buscamos os melhores gestores de ações para efetuar essas alocações.

Usarei mais este espaço para explica nossa visão e nossas alocações como uma forma de ajudar na educação financeiras de todos. Em outro momento poderemos falar de outras classes de ativos.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Um Risco de Cauda Positivo?