Daily News – Brasil: Tempestade perfeita?


Os ativos de risco estão apresentando recuperação essa manhã, após rápida e acentuada alta dos índices da China em certo momento da noite. Me permito supor que parte do movimento – senão sua integralidade – possa ser explicado por algum tipo de intervenção governamental no mercado com o intuito de estabilizar o humor.

No Brasil, no final da tarde de ontem, o mercado foi surpreendido com duas notícias de âmbito político que pode ajudar a tumultuar o cenário de curto-prazo. Segundo a mídia, o sigilo fiscal de Flávio Bolsonaro foi quebrado pela justiça no caso Queiroz. Além disso, uma suposta delação do dono da Gol teria citado o presidente da Câmara Rodrigo Maia. Vejam as reportagens abaixo:



Essas notícias não têm impacto jurídico de curto-prazo, pois são acusações que ainda precisam ser apuradas. Os acusados terão um longo caminho para sua defesa. De qualquer maneira, joga combustível em um pano de fundo já complicado, não apenas pela complexidade política para a aprovação da Reforma da Previdência como diante de um ambiente internacional mais desafiador, com a desaceleração do crescimento global e Guerra Comercial.

Assim, maio vem se colocando mais uma vez como um mês de elevada volatilidade e incerteza. Espero mais desafios de curto-praz, mesmo ainda trabalhando com um ambiente construtivo para o Brasil no longo-prazo. Sigo bastante preocupado com o cenário internacional.

No cenário internacional, a despeito a recuperação dos ativos de risc, as perspectivas ainda me parecem complicadas, senão assustadoras.

Na Alemanha, o ZEW – um dos principais indicadores de confiança da Europa – continua em patamar de fragilidade:

German ZEW Survey – Economic Sentiment May -2.1 (est 5.0; prev 3.1)
German ZEW Survey – Current Conditions May 8.2 (est 6.0; prev 5.5)



Na Área do Euro, a produção industrial apresentou novo mês de queda. Mesmo que dentro das expectativas do mercado, é um número que desabona qualquer expectativa de estabilização ou recuperação do crescimento.

Euro Zone Industrial Production SA (M/M) Mar -0.3% (est -0.3%; prevR -0.1%; prev -0.2%)
Euro Zone Industrial Production WDA (Y/Y) Mar -0.6% (est -0.8%; prev -0.3%)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Juros Brasil

Pausa