Daily News - Guerra Comercial.
Os ativos de risco estão abrindo a semana com tom levemente negativo. O destaque dessa manhã fica por conta dos rumores e das medidas que estão sendo tomadas, de ambos os lados (americano e chinês) após a suspensão, pelos EUA, da autorização de utilização de produtos da empresa Huawei.
Há rumores de retalização por parte da China (vide abaixo) mas ainda não confirmados:
CHINA WILL SUSPEND BUSINESS WITH ALL SUPPLIERS WHO AGREED TO HALT SUPPLYING HUAWEI
CHINA MAY TEMPORARILY HIKE TARIFFS FOR APPLE: MONEY CHINA
Várias empresas americanas, contudo, já cortaram a sua rede de suprimentos provenientes da Huawei. As ações que são vistas como "proxy" na Europa operam sob forte pressão:
Em Taiwan, as exportações de abril caíram 3,7% YoY, acima das expectativas do mercado e mostrando alguma recuperação em relação ao mês anterior. O número pode ser lido como positivo, mas ainda vindo de um patamar baixa e longe de significar um cenário estruturalmente mais positivo:
Não há novidades relevantes no Brasil além do que já comentei ontem (vide aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2019/05/weekend-news-brasil-reforma-da.html).
Ainda parece havr um conflito entre Governo e Congresso. O grande desafio para o país será superar isso e buscar uma agenda de reformas para o Brasil. Matéria do Valor de hoje comenta um pouco este conflito "velado": https://www.valor.com.br/politica/6265943/bolsonaro-busca-apoio-contra-o-congresso.
A Folha traz artigo parecido: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2019/05/bolsonaro-tenta-estancar-crise-em-semana-de-pressao-por-votos-e-apoio-nas-ruas.shtml.
Como comentei ontem (em link copiado acima), sigo mais cauteloso e negativo com o cenário internacional, mas vendo algumas oportunidades no cenário local. Entendo que o curto-prazo será mais desafiador, mas há oportunidades sendo criadas.
Finalizo aqui com um interessante gráfico de risco/retorno para as classes globais de ativos:
Comentários
Postar um comentário