Daiy News – Brasil: Reações às manifestações.


Os ativos de risco estão apresentando recuperação na Europa, após alta das bolsas na Ásia. Como comentei na sexta-feira, vejo esses movimentos como técnicos e não fundamentados em uma melhora estrutural do cenário.

Hoje é feriado nos EUA, o que manterá os mercados com baixa liquidez. Não leria os movimentos de hoje como representativos.

No Brasil, os jornais de hoje estão dando ênfase as manifestações de ontem, que comentei neste fórum na noite de domingo (leiam aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2019/05/weekend-news-brasil-manifestacoes.html).

Adicionaria que o mercado local deve ler as manifestações como positivas e podem apresentar uma reação positiva hoje. Não acho que seja uma mudança substancial de cenário, mas sem dúvida um sinal de esperança e algum apoio de parte da população às reformas. Isso já vinha sendo refletido nas pesquisas de opinião recentes.

O Valor Econômico trouxe matéria nesta linha (aqui: https://www.valor.com.br/politica/6276299/reformas-motivam-atos-pro-governo) assim como as capas dos principais jornais locais (vide abaixo):




Nos EUA, Trump voltou a afirmar que um acordo com a China está distante (aqui: https://www.bloomberg.com/news/articles/2019-05-27/u-s-not-ready-to-make-a-trade-deal-with-china-trump-says?srnd=premium). Continuo esperando uma longa batalha entre os dois países e não uma resolução rápida deste embate.

Assim, espero que a fragilidade econômica do mundo possa ser acentuada e acelerada por esta Guerra Comercial, o que deveria manter os ativos de risco na defensiva, mas com bastante volatilidade.

Na China, refletindo a piora nos dados de crescimento de abril o Industrial Profits apresentou queda no mês. Vemos sinais inequívocos de fragilidade e desaceleração da economia, mesmo levando em conta questões pontuais e sazonais.

Continuo bastante preocupado com o cenário econômico global, em especial na Europa e na China.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Juros Brasil

Pausa