Flash News – China, CNY e EMFX.


O CNH – que é a moeda da China (CNY) operada no mercado internacional – está acelerando um movimento de depreciação neste momento, vinda de uma rápida e acentuada depreciação desde o retorno da Guerra Comercial (vide gráficos abaixo).





Fonte: Bloomberg

Deixar a moeda depreciar é uma maneira de contrabalancear os efeitos das tarifas de importação, por deixar os produtos chineses mais baratos em dólares. Olhando desta ótica, é um movimento que ajuda a pressionar negativamente as demais moedas emergentes (EMFX), pelo efeito competição com os produtos chineses. 

Uma parte da depreciação recente do Real (BRL) pode ser explicada por este movimento, outra parte pelo leve piora no humor político.

Em geral, este tipo de movimento acaba sendo visto como um sinal negativo para os ativos de risco em geral. Por ora, contudo, isso não está ocorrendo.

Continuo esperando uma longa Guerra Comercial. Os dois países parecem estar se preparando para um processo prolongado. Espero que, no decorrer do tempo, este entreve acentue o processo de enfraquecimento da economia global. Caso eu esteja errado e um acordo seja atingido de forma rápida, esta visão precisará ser revista.

No curto-prazo, contudo, os ativos de risco devem navegar em torno dos rumores que envolvem as negociações entre EUA e China.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Um Risco de Cauda Positivo?