Final de semana de poucas novidades.

O final de semana foi de poucas novidades relevantes capazes de alterar o cenário base com o qual tenho trabalhado. Ainda vejo um cenário em que o "Reflation" e suas consequências continuam a ser precificados pelos ativos de risco. Isto deveria implicar em juros mais elevados o G10, liderados pelos EUA; um dólar momentaneamente mais forte; uma acomodação dos ativos emergentes; e bolsas globais ainda bem suportadas. 

O "Beautitul Relfation" será testado ao longo dos próximos dias, com reuniões de importantes bancos centrais no mundo desenvolvido, assim como pela importância da agenda legislativa dos EUA. O "Reflation" poderá se tornar mais disruptivo caso a inflação de sinais mais sólidos de elevação, especialmente nos EUA, ou se algum evento exógeno acabe acentuando o movimento. 

Vejo a indicação do próximo presidente do Fed como uma distração neste cenário, mas um nome visto como hawkish pode causar impacto de curto-prazo. Acredito que os ativos no Brasil devem seguir o humor global a risco, até que algum evento local relevante, positivo ou negativo, afete o cenário.

Voltando ao final de semana, os jornais no Brasil continuam reportando uma certa insatisfação da base aliada com o Governo Temer, o que pode trazer um placar pior para o presidente na segunda denuncia. Além disso, a mídia insiste que passada a denuncia o Governo terá pouca capacidade de agrupamento para implicar uma pauta satisfatória. acredito que poucos avanços na agenda econômica estejam precificados. apenas mudanças drásticas de cenário político seriam capazes de tirar o tom dos mercados externos dos ativos locais.

No Japão, o partido de Abe venceu as eleições. O resultado tira um risco de curto-prazo para os ativos japoneses e mantém, de maneira geral, a política monetária e fiscal do pais praticamente inalterada.


Na Espanha, o Governo local invocou uma cláusula que busca retomar o controle, mesmo que de forma gradual, da Catalunha. O movimento era de certa forma esperado. A situação do pais continua conturbada e indefinida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Juros Brasil

Daily News – Sobre Bancos Centrais e Juros.