Trump prorroga implementação de tarifas adicionais à China.


Os ativos de risco estão abrindo a semana em tom positivo. As bolsas da Ásia apresentaram forte alta, lideradas pelos índices da China.

Ontem, Trump anunciou que irá prorrogar o prazo de implementação das tarifas adicionais a China, após avanços substanciais nas negociações entre os dois países para um acordo comercial. Já haviam rumores de que isso poderia acontecer a cerca de 10 dias. Assim, a medida não é de toda surpreendente, mas não deixa de ser positiva para o humor dos ativos de risco.

A expectativa deste acordo, aliado a mudança de postura por parte do Fed, são os principais vetores de sustentação para os ativos de risco neste começo de ano.

Continuo acreditando que estamos em um interregno benigno, em uma janela positiva para os mercados, porém em um equilíbrio instável. O aparente cenário atual de “goldilocks”, ou crescimento ainda saudável com baixa inflação e sem mudanças bruscas de política monetária, me parece insustentável no longo-prazo. Este panorama positivo pode durar alguns meses, mas dificilmente irá durar por diversos meses ou no longo-prazo.

Sigo gostando dos emergentes na ponta comprada e o Brasil se destaca nesta frente. Continuo aproveitando o momento para adicionar alguns hedges aos portfólios.

Como comentei no fina de semana (vide aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2019/02/crescimento-vs-politica-monetaria.html) em algum momento dos próximos meses poderemos vivenciar uma bifurcação em que: Ou a desaceleração global se mostra mais acentuada e problemática do que o anteriormente previsto, ou o Fed poderá ser levado a retomar o seu processo de normalização monetária. Qualquer um dos caminhos colocaria uma restrição a apreciação adicional dos ativos de risco.

Reforço que este é um panorama de longo-prazo. O curto-prazo continua mais construtivo. Como não conseguiremos acertar o tempo perfeito de mudança de cenário, recomendo portfólios com posições compradas, positivas, mas complementados com algumas proteções, hedges.

No final de semana, vimos algumas notícias que podem trazer mais visibilidade ao Brexit na Inglaterra.

No Brasil, Rodrigo Maia fala a favor da Reforma da Previdência no Valor de hoje, mas faz alguns alertas: https://www.valor.com.br/politica/6135423/riscos-na-batalha-da-comunicacao.

Minha visão sobre este tema foi aprofundada aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2019/02/reforma-da-previdencia_22.html.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?