Proteções, Vale e Nebulosidade.


A noite trouxe poucas novidades relevantes ao cenário macro estrutural. Os ativos de risco estão abrindo o dia em tom levemente mais negativo.

Ao longo dos últimos dias, intensificamos nossas recomendações de alocações em proteções internas e externas, dado nosso cenário mais cauteloso com o mundo e a possibilidade de um processo mais longo de aprovação da Reforma da Previdência no Brasil, mesmo que isso não altere o destino final, ou seja, de aprovação da Reforma e de um pano de fundo positivo para o Brasil.

Ainda vemos uma enorme nebulosidade no cenário global, mesmo entendendo e respeitado este interregno benigno pelo que estávamos passando e aprendendo a conviver.

A Vale sofreu ontem mais uma derrota jurídica, com uma jurisdição a mais impedindo o funcionamento de uma importante barragem da empresa. A barragem já estava fechada por uma outra decisão judicial, mas o novo parecer faz com que a Vale tenha que conquistar duas vitórias para colocar de novo esta sua mina em funcionamento. Assim, espera-se que mais uma parcela relevante de sua produção fique parada por um tempo superior aquele previsto anteriormente.

A decisão afeta o volume da empresa, sua produção e, consequentemente, suas entregas de minério e seu lucro. A ação da empresa caiu cerca de 5% ontem e voltou praticamente aos menores níveis desde o acidente. Pelo seu peso no índice Ibovespa, acabou ajudando a acentuar a pressão nos ativos locais.

O problema deverá de estender e a indefinição sobre o caso permanecer elevada. Não fazemos recomendações microeconômicas, e muito menos nossa intenção é fazer juízo de valor sobre os culpados (ou não) em torno deste trágico acidente que retirou a vida de dezenas de pessoas. Nosso intuito aqui é apenas fazer, por mais difícil que isso possa parecer, uma análise econômica, “top-down”, da situação e seus impactos sobre o país e os mercados. Nossos pensamentos estão com as vítimas e famílias alijadas por este terrível acidente.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?