Brasil: Política ganha os holofotes.


Dado a ausência de grandes novidades no cenário internacional, irei focar nos desdobramentos locais.

Primeiro, o “caso Bebianno” ganhou novos contornos após o vazamento das gravações entre ele e o presidente. Confesso que não vi nenhum ilícito nas gravações. O vazamento é ruim pois traz o tema de volta a tona e mostra uma certa ambiguidade nas falas de Bolsonaro e seu filho.

De qualquer maneira, este tema, em específico, continuo acreditando que será um ruído de curto-prazo.

De qualquer maneira, continuo acreditando que estamos em um momento de acomodação dos ativos locais e que proteções e hedges são necessários.


Este tema me preocupa mais, pois mostra total desarticulação política. O lado positivo é que isso esteja ocorrendo em fase inicial do governo, ainda em sua curva de aprendizado. Por outro lado, mostra o poder de Rodrigo Maia e a ausência de “cacoete” político desta administração.

A recuperação dos ativos locais foi em muito ajudada pelo ambiente externo. A agenda de reformas precisa avançar para que o país fique blindado de choques externos. Receio que podemos passar por um momento de maiores turbulências. Ainda não alterei minha visão construtiva de longo-prazo para o Brasil, mas o curto-prazo me preocupa um pouco.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?