Crescimento global em foco!


Os ativos de risco estão abrindo em tom mais positivo após uma quinta-feira de alguma pressão negativa e aversão a risco. Entendo que a pausa no processo de normalização monetária por parte do Fed, os estímulos adicionais (fiscal, monetário e creditício) na China e a expectativa de um acordo comercial entre EUA e China estejam dando suporte aos ativos de risco este início de ano. O nível de preços/valuations e a posição técnica após a correção do último trimestre do ano passado também ajudam.

Contudo, continuo vendo sinais preocupante do crescimento global (vide abaixo), o que me impede de alterar minha visão mais cautelosa e negativa para os próximos meses. Continuo achando que estamos em um interregno benigno de curto-prazo, que pode durar algumas semanas ou meses, mas em um ambiente de longo-prazo ainda desafiador.

Espero novas rodadas de aumento de volatilidade e correção dos ativos de risco. Acredito que estamos no ponto em que a adição de proteções e hedges nas carteiras seja importante e precisam ser aceleradas.

Na Alemanha, o IFO – um os principais indicadores de confiança de toda a Europa - caiu ao menor nível desde 2015. Os dados na Europa continuam mostrando deterioração adicional. Não há qualquer sinail de estabilização. Gostaria de ver alguma estabilização nos próximos 2 meses para ter uma visão menos negativ. Caso contrário, poderemos entrar em um ambiente muito mais negativo:

#GERMANY FEB IFO BUSINESS CLIMATE: 98.5 V 98.9E (lowest since Jan. 2015) *CURRENT ASSESSMENT: 103.4 V 103.9E (lowest since Feb. 2017) *Expectations Survey: 93.8 v 94.3e (lowest since Nov. 2012).

Em Taiwan, uma economia bastante aberta e com corrente de comercio elevada, ou seja,  um bom termômetro da economia mundial, as Export Orders continuaram mostrando contração em janeiro. O Ano Novo Lunar na China pode estar distorcendo  indicador, mas uma abertura do número (vide abaixo) mostra que a contração é bastante difundida e disseminada ao redor do mundo, reforçando a mensagem de um crescimento global ainda frágil.

#Taiwan Jan Export Orders Y/Y: -6.0% v -10.5% prior
*Export orders Y/Y from #China: -14.1% v -10.3% prior (largest contraction since Aug. 2015) #Japan: -2.1% v +2.6% prior
US: -5.3% v +5.6% prior
 #Europe: -1.4% v -28.1% prior

A Kraft-Heinz divulgou resultado muito fraco ontem e uma investigação por parte da SEC. As ações da empresa caíram cerca de 20% no after-market. Este problema é pontual e localizado, mas mostra  muito bem as mudanças de hábito de consumo e a necessidade de adaptação das empresas ao novo panorama global ( https://www.bloomberg.com/news/articles/2019-02-21/kraft-heinz-slumps-on-sec-subpoena-15-4-billion-in-writedowns?srnd=premium).
O Brasil, os ativos locais tiveram mais um dia de acomodação ontem. Destaque negativo para o dólar, que voltou ao patamar próximo a 3,77. Parece estar havendo algum fluxo de saída da moeda estes dias. Não há nenhum sinal de fluxo de entrada de maneira consistente. Este cenário me intriga bastante, mas mostra que a entrada de fluxos depende de um ambiente global mais propicio e uma sinalização mais firme de avanço as reformas econômicas.

A mídia continua digerindo a proposta da Reforma da Previdência, que já debati neste fórum nos últimos dias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?