Brasil: Cenário político volta ao radar.


No final de semana o Brasil presenciou as eleições para presidente da Câmara Federal e para o Senado Federal. No primeiro, com relativa facilidade e dentro do esperado, Rodrigo Maia foi eleito presidente da Câmara.

No Senado, com bastante desavenças e em um enredo de seriado da Netflix, Davi Alcolumbre, um senador em primeiro mandato, representante do Amapá, do DEM, superou Renan Calheiros e acabou eleito pela Casa. A Vitória de Davi é uma vitória de Onyx Lorenzoni, Ministro da Casa Civil e, consequentemente, uma vitória do governo.

Acredito que o mercado irá gostar do resultado de ambas as eleições, pois alinha o Congresso a agenda de reformas econômicas.

Isso não significa que o caminho será fácil, mas talvez mais fácil do que seria caso o resultado fosse outro. A classe política irá cobrar seu preço para as reformas, o que é normal dentro de um processo democrático e republicano, em um ambiente político.

Renan Calheiros sai derrotado. Ele pode se tornar um adversário do governo, mas está enfraquecido após esta derrota e, sozinho, sem a presidência da Casa, parece apresentar poucos instrumentos para deixar de ser apenas um adversário, o que é normal na cena política, para se tornar um obstáculo a agenda de reformas. De qualquer maneira, não podemos minimizar o poder político de um dos Senadores mais antigos da República e com entrada nas mais diversas esferas de Brasília. É um vetor para acompanharmos, mas que ainda não demanda uma preocupação maior.

Segundo a mídia, Bolsonaro apresentou um quadro de piora em sua recuperação no final de semana, o que pode deixa-lo no hospital por mais alguns dias (ou algumas semanas, já que se fala em 15 dias adicionais). Ainda não parece ser o caso de preocupação, mas complicações médicas seriam um dos “cisnes negros” que estão fora do radar do mercado neste momento.

Nos EUA, na sexta-feira, os dados do mercado de trabalho confirmaram um cenário de solidez do emprego e pressões de custos de trabalho. O mercado ainda está “embriagado” com a pausa do Fed e os estímulos na China, mas um ambiente de mercado de trabalho sólido, aumento de custos de produção, sem poder de repasse para o consumidor final, já que a inflação não mostra sinais de aceleração, em um pano de fundo de desaceleração global do crescimento, me parece uma mistura bastante negativa para os lucros corporativos e os preços das ações nos EUA.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?