Crescimento ainda frágil na Europa e repercussão da Reforma da Previdência no Brasil.


As bolsas da Europa e da Ásia estão apresentando recuperação essa manhã, após movimento semelhante ontem nos mercados norte americanos na parte da tarde.

O destaque internacional desta manhã ficou por conta dos números preliminares de PMI na Europa. Como podemos ver no resumo a abaixo, os números foram mistos, com uma incipiente recuperação (ou estabilização em patamares ainda baixos e deprimidos) do indicador de serviços, porém mais uma preocupante queda do setor de manufatura.

No geral, os números continuam apontando para um quadro de fragilidade do crescimento e da economia da Europa.

▪ Flash Eurozone PMI Composite Output Index(1) at 51.4 (51.0 in January). 3-month high.
▪ Flash Eurozone Services PMI Activity Index(2) at 52.3 (51.2 in January). 3-month high.
▪ Flash Eurozone Manufacturing PMI Output Index(4) at 49.2 (50.5 in January). 69-month low.
▪ Flash Eurozone Manufacturing PMI(3) at 49.2 (50.5 in January). 68-month low.

No Brasil, os jornais estão repercutindo a proposta da Reforma da Previdência, como era de se esperar. De maneira resumida, há um debate que vejo como positivo de que a proposta busca reduzir, ou acabar com privilégios. Este tipo de sinalização ajuda no processo de aprovação do texto (vide aqui: https://www.valor.com.br/politica/6129061/nova-previdencia-de-bolsonaro-atinge-mais-o-servidor-publico, aqui https://www.valor.com.br/politica/6129057/proposta-busca-apoio-dos-mais-pobres e aqui https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2019/02/governo-quer-aliquota-do-inss-de-ate-22-para-servidor-publico.shtml).

Como também era de se esperar, existe um debate de quanto o texto será desidratado até sua aprovação final (aqui: https://www.valor.com.br/politica/6129009/para-economistas-pec-deixa-pouca-margem-para-negociar) e como este processo de negociação será conduzido (aqui: https://painel.blogfolha.uol.com.br/2019/02/21/centrao-quer-bloquear-tramitacao-da-nova-previdencia-ate-mudar-articulacao-politica-do-planalto/).

Reforço que minha visão é que tudo isso estava no cronograma. Por ora, não há nada de novo no cenário. O texto foi completado dentro do esperado, o conteúdo está muito em linha com o que foi amplamente debatido e ventilado nos últimos meses.

Agora, de maneira natural, o texto entrará em fase de debate e negociação. Em um processo democrático e republicano, nada seria (ou será) “empurrado goela abaixo” do Congresso e da sociedade. Sempre se soube que este processo não seria uma linha reta e a reforma final não seria a melhor possível, porém a mais factível politicamente.

O “pulo do gato” é entender o que já foi precificado pelo mercado. É por isso que ainda acho que estamos em um momento de acomodação dos ativos locais no curto-prazo, mesmo mantendo uma visão construtiva para o país no longo-prazo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?