Sinais ainda ruins de crescimento global e situação política no Brasil.


As bolsas da Europa e da Ásia estão apresentando recuperação essa manhã, após movimento semelhante ontem nos mercados norte americanos na parte da tarde. Não há novidades relevantes no cenário internacional.

A pausa no processo de normalização monetária por parte do Fed, as medidas de estímulo na China e a esperança de acordo comercial entre EUA e China continuam a dar suporte aos ativos de risco ao redor do mundo.

Os dados econômicos continuam mostrando uma economia global em desaceleração. Veja no Japão, por exemplo:

Also of note, excluding price effect, #Japan Jan. real exports -6.8% YoY (largest contraction since Feb. 2013) v 0.0% prior.

O Ano Novo Lunar, na China, pode ter ajudado a distorcer o indicador, mas olhando sua abertura vemos uma desaceleração em quase todos os principais parceiros comerciais, e não apenas na China. Isso confirma o ambiente de desaceleração mundial que já virou regra desde o ultimo trimestre do ano passado.

Segundo fontes, os EUA estão pressionando a China para que ela mantenha sua moeda estável como contrapartida para o acordo comercial (https://www.bloomberg.com/news/articles/2019-02-19/u-s-said-to-press-china-for-stable-yuan-as-trade-talks-progress). Acho este pedido e uma eventual promessa nessa direção um caminho de difícil comprometimento no longo-prazo.

No Brasil, a mídia está repercutindo os eventos políticos de ontem, que já tratei aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2019/02/brasil-politica-ganha-os-holofotes.html.

Agora, o DEM oferece ao governo a articulação política (vide aqui: https://painel.blogfolha.uol.com.br/2019/02/20/com-governo-em-crise-dem-se-oferece-para-assumir-articulacao-da-base-no-congresso/) em uma clara manobra para ganhar ainda mais poder e ter a pauta política e econômica em seu “guarda-chuva”.

O fato não é de todo negativo, mas mostra que o Brasil ainda não mudou tanto assim politicamente como muitos acreditaram logo após as eleições. Em um ambiente republicano, democrático e multipartidário as negociações políticas ainda são parte importante do jogo. Este governo ainda precisa aprender a transitar neste universo. Acho que tudo isso faz parte da curva de aprendizado, mas o mercado terá o seu momento de cobrança caso a agenda de reformas comece a não avançar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?